"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sexta-feira, 13 de setembro de 2013

O presidente Santos na farsa do seu fracasado pacto agrário; os camponeses e os estudantes na Cúpula Popular multitudinária. Que diferença!!!


--> O presidente instalou na quinta-feria 12 de setembro, em um ato esvaziado, na presença de burocratas, de poucos integrantes da ANUC e da CGT e de umas pessoas apresentadas como “camponeses”, seu ato de criação do denominado Pacto Agrário Nacional, no auditório de Compensar, no oeste de Bogotá.


Junto com ele participaram os questionados Angelino (vice-presidente) e Luis Eduardo Garzón, ex-esquerdistas, ex-revolucionários, entregues ao serviço da oligarquia, curvados diante dos latifundiários da SAC e outros grêmios, com os quais se busca um acordo destinado a dar-lhe continuidade ao poder do latifúndio.


Foi uma farsa que não resistiu nem três horas e que mostrou um Santos manobrando para tratar de restar-lhe peso á Greve Nacional Agrária e Popular, que ainda se mantem e, para que todo continue igual, sem soluções estruturais para o campo e as camponesas e camponeses colombianos, como o demonstra a nomeação do ministro de Agricultura Dario Lizarralde, outro questionado empresário do agro, do estado Valle del Cauca.
Enquanto Santos fazia sua farsa, um novo elemento aglutinador de forças sociais para impulsionar a luta contra o sistema econômico neoliberal liderado por ele, na mesma quinta-feira se realizava na Concha Acústica, da Universidade Nacional, em Bogotá, a Grande Cúpula Camponesa e Popular

Esse magno evento passa a ser outro escenário a mais da Greve Nacional Agropecuária e Popular que que completou já seu dia número 25 e, também, é uma resposta ao Pacto Agrário Nacional do Governo.


Dito evento conta com a participação de mais de três mil delegados das organizações motoras do Paralisação do Campo, como são a Mesa Nacional Agropecuária e Popular de Interlocução e Acordos (MIA); o Coordenador Nacional Agrário (CNA); a Aliança pela Defesa da Saúde (ANSA); A Marcha Patriótica e o Congresso dos Povos, entre outras.

A Cúpula do Campo demonstra a capacidade de resposta do movimento camponês à proposta oficial de um pacto agrário com o latifúndio e, também, os avanços alcançados pelas organizações sociais no desenvolvimento da Paralisação do Campo, com a instalação de uma Mesa Nacional de Conversações.

Ademais, a Cúpula do Campo consolidará o conjunto de propostas do Movimento Camponês e será um passo adiante na construção de uma grande aliança social pela base.

Enfim, no Auditório da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Nacional se realizou, também, esse mesmo dia, o Ato de Sançaõ Universitária do Projeto de Lei Alternativo de Educação Superior, desenhado pela Misa Ampla Nacional Estudantil, (MANE), no marco do Foro Internacional sobre Educação Pública, convocado pela MANE e a Organização Continental Latinoamericana e do Caribe de Estudantes, (OCLAE).

O movimento campesino e popular colombiano não se detém, nem fica preso nas armadilhas da oligarquia. ¡Cresce pelo país todo!

Fonte: anncol.eu