"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Parlamentares colombianos vão a Cuba negociar referendo com FARC


Uma comissão do Congresso colombiano se reunirá na próxima quarta-feira (18/09) com os representantes das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) em Havana, para conversar sobre o projeto de lei que prevê um referendo sobre a validade dos acordos que estão sendo firmados entre o grupo guerrilheiro e o governo do país. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (13/09) pelos negociadores das FARC.


Inicialmente, a guerrilha manifestou-se contra o referendo proposto pelo governo de Juan Manuel Santos. O projeto prevê que a consulta ocorra no mesmo dia das eleições presidenciais de 2014.

A comissão parlamentar irá à capital cubana atendendo a pedido das FARC. Nesta semana, o governo e a guerrilha voltaram a negociar após um pequeno recesso. A participação política dos guerrilheiros é o segundo item da pauta em discussão, e os negociadores debatem o assunto desde maio.
Em comunicado, as FARC disseram que não compreendiam porque o Executivo e o Legislativo no país “mantinham a unilateralidade para definir o mecanismo para referendar os acordos que estão sendo firmados”. “Por mais que isso [realização do referendo] se vincule ao propósito da paz, não há como escapar à suspeita do uso eleitoral”, sinalizou o texto.

O governo colombiano alega, em defesa do referendo, que é preciso consultar a população e que a data é adequada pelo alcance que o processo eleitoral poderá ter. No entanto, destaca o governo, a data do referendo ainda não está “fechada” e a participação popular não será obrigatória.