"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sábado, 21 de setembro de 2013

Santos e Mujica se reúnem para falar sobre processos de paz


O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, anunciou que irá se reunir com seu homólogo uruguaio, José Mujica, para tratar de “muitos temas”, na próxima segunda-feira (23), em Nova York, onde se celebra a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Os mandatários devem discutir o processo de paz das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e uma possível abertura de diálogo com o Exército de Liberação Nacional (ELN).

Em entrevista para a emissora colombiana RCN Rádio, Santos disse que “o objetivo dessa reunião com o presidente Mujica é discutir tudo o que foi conversado com o governo cubano e com as Farc, quando ele esteve em Havana”.

O presidente da Colômbia afirmou que há muitos temas que quer discutir, mas não entrou em detalhes, segundo informações da agência EFE.
Especula-se que há uma possibilidade de que Mujica participe dos diálogos de paz que o governo colombiano pretende iniciar com o ELN. Sobre isso, Santos disse na entrevista que “há avanços” que irão se desenvolver “sobre sigilo”. No entanto, ele também não descartou a possibilidade do Uruguai ser a sede do processo de paz com a guerrilha: “Se o Uruguai vai ser ou não a sede, temos que ver, ainda não discutimos esse assunto”, disse Santos.

O presidente colombiano descreveu Mujica como “uma pessoa que tem os pés no chão” e que sempre demonstrou total respaldo às conversações de paz com as Farc, que já duram 10 meses, na capital cubana.

Da redação do Vermelho,
Com informações das agências de notícias.