"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Farc-EP propõem o fim da criminalização de movimentos políticos

Segundo os negociadores da guerrilha, a subversão deve ser vista como uma ferramenta para questionar a ordem capitalista e exercer oposição às políticas do governo. Neste contexto, o grupo guerrilheiro defende que não se estigmatize os movimentos sociais e políticos, proscrevendo a criminalização deste direito. 


"Atuações neste sentido por parte de funcionários públicos de alto nível, assim como dos meios de comunicação, merecerão especial atenção e estarão submetidas ao controle social e fiscalização do cidadão, sem prejuízo de qualquer ação legal que possa surgir", declarou a comissão das Farc por meio de um comunicado lido por Marcos León Calarcá.


Esta iniciativa forma parte de um grupo de propostas apresentadas pelo grupo insurgente sobre a cultura política para a participação, a paz e a reconciliação nacional. As Farc pediram também a proibição do tratamento militar para a manifestação social e popular, além da inativação do Esquadrão Móvel Antidisturbios (Esmad). Sugeriram ainda o avanço em direção a uma cultura política democrática e participativa.

Segundo leu Calarcá, isso supõe recuperar o valor e o significado da política, e retirá-la do desprestigio ao qual foi submetida pela maioria dos partidos e dos políticos da Colômbia. "Para este fim, os processos devem promover a formação, educação e comunicação nos domínios político, econômico, social, ambiental e cultural", acrescentou.

Fonte: telesurtv.net