"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Assim coopera o Governo de Santos com o processo de paz… e com a trégua unilateral das FARC




EM MEIO A UMA TRÉGUA UNILATERAL...
Ministro de Defesa anuncia o assassinato de 10 integrantes das FARC


A operação se desenvolveu na madrugada do domingo passado numa zona rochosa de difícil acesso de Cubarral [Meta], a mais de 3.000 metros de altura.


Pelo menos dez guerrilheiros, entre eles o segundo no comando da Frente 53 das FARC, Pedro Laín Parra Suns, pseudônimo “John 26”, morreram em um bombardeio num acampamento rebelde no estado do Meta, informou o Ministério de Defesa.


A operação se desenvolveu na madrugada do domingo passado numa zona rochosa de difícil acesso de Cubarral [Meta], a mais de 3.000 metros de altura, que foi atacada por aviões da Força Aérea Colombiana [FAC] e depois tomada por membros do Exército.


Inicialmente as aeronaves da FAC localizaram um acampamento dessa frente e o neutralizaram. Em seguida, desembarcaram unidades do Exército, as quais ainda permanecem na zona”, assinalou o Ministério de Defesa.


Segundo o informe militar, a tropa encontrou no lugar os cadáveres de seis supostos rebeldes, “porém, por informações de inteligência, se confirmou que foram dez os guerrilheiros abatidos”.


O ministro de Defesa, Juan Carlos Pinzón, disse aos jornalistas que está “comprovado” que foram dez os supostos guerrilheiros mortos nesta operação, “incluído este indivíduo ‘John 26’. Adicionalmente, existe informação confiável que indica que o número de mortos seria maior, segundo a versão oficial.


Parra formava parte das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia [FARC] há 15 anos e chegou a ser um dos homens de confiança do [comandante] apelidado de “Mono Jojoy”, chefe militar dessa guerrilha, morto numa operação similar em 2010, acrescentou a fonte.


Foi formado por ‘Mono Jojoy’, se converteu num de seus homens de confiança”, disso o ministro sobre Parra, e acrescentou que o chefe rebelde morto era ultimamente “um dos elementos centrais nas finanças” das FARC mediante extorsões a empresas e pessoas nos estados do Meta e Cundinamarca e, inclusive, em Bogotá.


Na ficha judicial de codinome “John 26” figuram múltiplas ordens de captura por terrorismo, gestão para delinquir, porte ilegal de armas, narcotráfico e delitos de lesa-humanidade, segundo as autoridades.


Na operação, o Exército confiscou fuzis, metralhadoras e material de comunicações.


Nos inícios desta semana causou alvoroço no país uma investigação do diário estadunidense Washington Post sobre uma ajuda secreta da CIA a Colômbia em operações militares contra chefes das FARC.


O ministro Pinzón disse na segunda-feira passada que essa informação jornalística “não tem nada de novo”, pois a Colômbia tem “uma cooperação forte, muito forte com os Estados Unidos”, e destacou que as ações contra as FARC se incrementaram, apesar das negociações de paz que o Governo e esse grupo guerrilheiro celebram em Cuba há mais de um ano.


Coincidentemente com as festividades natalinas, as FARC declararam uma trégua unilateral de trinta dias, que entrou em vigor no passado 15 de dezembro, enquanto o Governo continua com suas operações militares.

Tradução:
Joaquim Lisboa Neto