"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Estados Unidos “ajudaram” Colômbia a matar membros das FARC


A CIA outorgou à Colômbia os serviços de inteligência em tempo real para capturar a mais de uma vintena de líderes das FARC. Ademais, deu um sistema de GPS para aniquilar os rebeldes refugiados na selva.


Revelações publicadas pelo diário estadunidense The Washington Post indicam que a Agência Central de Inteligência [CIA] dos Estados Unidos [EUA] levou a cabo um programa de ação encoberta que “ajudou” o Governo da Colômbia a exterminar pelo menos duas dúzias de líderes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo [FARC-EP].
A “ajuda” secreta –que também inclui espionagem substancial da Agência de Segurança Nacional [NSA, por sua sigla em inglês]- foi financiada através de um orçamento negro multimilionário que não forma parte do pacote oficial de nove bilhões de dólares no marco do chamado ‘Plano Colômbia’, que começou no ano 2000.

O programa encoberto proporcionava ao Governo colombiano dois serviços essenciais. O primeiro consistia em outorgar aos serviços de inteligência em tempo real que permite às forças colombianas capturar os líderes das FARC.
O segundo, a partir de 2006, foi a dotação de uma ferramenta eficaz para aniquilar os rebeldes consistente num equipamento de orientação por GPS, cujo custo é de 30 mil dólares. Este dispositivo converte uma bomba de gravidade de pouca precisão de uns 200 quilos numa bomba inteligente de alta precisão capaz de matar uma pessoa na selva se sua localização exata puder ser determinada.

Expertos citados por agências internacionais relembraram em reiteradas ocasiões que, ao longo dos últimos 10 anos de existência do Plano Colômbia, Washington “colaborou” na luta anti guerrilheira e anti narcotráfico.
 
Neste contexto, o experto em geopolítica Carlos Alberto Pereyra Mele explicou que “a presença norte-americana foi se tornando cada vez mais profunda e o presidente anterior, Álvaro Uribe, estabeleceu e autorizou sete bases militares que até o momento não foram desmanteladas e continuam sendo uma espada de Dâmocles para todo o norte do continente sul-americano”.

Tradução: Joaquim Lisboa Neto

teleSUR-RT / ad-LP