"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

FARC ratifica disposição de assintar trégua durante o final do ano


-->

Presentantes das FARC manifestaram em La Habana, sua disposição de assinar uma trégua bilateral durante o final do ano, no contexto das Conversações de Paz.



O chefe da Delegação das FARC, Iván Márquez, falou sobre essa possibilidade, antes de iniciar uma nova jornada de conversações com a Delegação do Governo, centrada atualmente no tema das drogas ilícitas.


Destacou que apesar de que são considerações só, essa trégua ajudaria a consolidar o ambiente favorável para los Diálogos de Paz.

Ratificou, também, a postura das FARC de que “se o Governo colombiano não concorda com a possibilidade de um cessar do fogo, pelo menos intentaremos assinar um tratado de regularisação para reduzir os efeitos da guerra”

Trata-se de uma medida que obriga as partes a atuar dentro dos chamados critérios de civilização, que agrupam uma serie importante de normas como as compreendidas no Direito Internacional Humanitário.


As duas Delegações retomaram o processo de conversações a semana passada, para tratar o terceiro dos seis pontos da Agenda, relativo às drogas ilícitas.