"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Ex-agente dos Estados Unidos pede asilo político ao Brasil em carta aberta



O ex-agente de inteligência estadunidense Edward Snowden solicitou asilo político ao Brasil numa carta aberta, em troca de revelar as atividades de espionagem de agências norte-americanas contra o Governo e cidadãos deste país.

Na carta, publicada nesta terça-feira pelo diário brasileiro Folha de S. Paulo, Snowden assinala a disposição de colaborar com o pedido de ajuda de senadores desta nação que investigam as interceptações de correios eletrônicos e chamadas telefônicas da presidenta Dilma Rousseff, seus assessores e a empresa Petrobras, entre outros.
Muitos senadores brasileiros pediram minha ajuda e expressei minha vontade de cooperar, quando seja apropriado e legal, porém o governo dos Estados Unidos trabalha muito duro para limitar minha capacidade de fazê-lo”, reflete a carta.
Com o título “Carta aberta ao povo do Brasil”, o jornal destaca que um documento deste tipo será enviado de maneira formal às autoridades brasileiras e indica que, enquanto permaneça nas condições atuais na Rússia, com asilo temporário, Washington seguirá com sua interferência em sua capacidade de falar.
O ex-agente é procurado pelas autoridades norte-americanas depois que trouxe à luz pública, em junho último, um esquema de espionagem da Agência Nacional de Segurança [NSA].
As denúncias de interceptação de correios eletrônicos e chamadas telefônicas de altos funcionários de Governos, empresas e cidadãos de várias nações geraram grande mal-estar internacional e danificaram a imagem dos Estados Unidos.
A mandatária do Brasil, uma das tantas afetadas por estas atividades ilícitas, denunciou o caso, exigiu explicações concretas dos Estados Unidos e cancelou uma visita oficial à Casa Branca após não receber respostas aos seus protestos.

Uma proposta de Rousseff de criar um marco civil global que regule as atividades de Internet e garanta os direitos individuais dos cidadãos foi apresentada nas Nações Unidas com o respaldo de várias nações.

Uma comissão de senadores brasileiros pediu há dois meses apoio à embaixada russa nesta capital [Brasília] para viajar a Moscou e entrevistar o ex-agente, com o propósito de conhecer em primeira mão o alcance das atividades da NSA contra a chefa de Estado, seus assessores e empresas.
 
Fonte: Prensa Latina


Tradução: Joaquim Lisboa Neto