"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Indignação em Ibagué pela destituição de Gustavo Petro, prefeito de Bogotá


Profunda indignação suscitou nos círculos de esquerda e setores democráticos da cidade de Ibagué, Tolima, a decisão do Procurador Geral da Nação, Alejandro Ordóñez, de destituir o prefeito maior de Bogotá, Gustavo Pedro Urrego. O consenso generalizado é que é um ataque à pouca democracia que há no país e, por sua vez, o aprofundamento do neofascismo encabeçado por esse procurador que segue as orientações do ex-presidente da República Álvaro Uribe Vélez.



Aparentemente, há toda uma confabulação da direita e da extrema-direita para impedir que a esquerda e setores democráticos apresentem ao país uma proposta diferente das propostas neoliberais e oligárquicas. Esse procurador inquisidor e asqueroso decretou a morte política da ex-senadora Piedad Córdoba e agora foi a vez de Gustavo Petro. Quem será a próxima vítima?


Ontem, se realizou um plantão na praça Simón Bolívar da cidade de Ibagué, depois das quatro da tarde, por parte de jovens e dirigentes de esquerda para rechaçar a arbitrária medida do Procurador e exigir sua restituição imediata.


Em nossa condição de secretário-geral do Partido Comunista, propusemos organizar, desde as regiões, uma tomada a Bogotá em solidariedade com Petro, porém mais além, com a democracia. Dissemos: “Viemos a esta praça para expressar nossa profunda indignação pela decisão arbitrária que tomou o procurador geral da nação. É um ataque, é uma punhalada traiçoeira à democracia. Isso nos deve sensibilizar a todos os colombianos e colombianas para dizer que é necessário fortalecer a unidade, unir todas as expressões juvenis, de esquerda e setores democráticos para fechar a passagem ao fascismo, que é precisamente o que está mostrando hoje esse procurador, respaldado pela extrema-direita, pelo paramilitarismo encarnado pelo senhor Álvaro Uribe Vélez”.


Quero dizer que há um povo capaz de sobrepor-se a estas medidas arbitrárias; quero dizer que há um povo que está disposto a defender a pouca democracia e a dizer que a injustiça que se está cometendo de destituir a Petro não é propriamente contra Petro, mas sim contra aqueles processos democráticos que abrem passagem não somente na Colômbia, mas também na América Latina”.


Temos que trabalhar por fazer uma mobilização nacional, uma tomada a Bogotá para dizer desde o Tolima a Gustavo Petro, à esquerda colombiana que devemos aprofundar um processo de unidade”.


Com esse procurador, com Uribe, com Santos e todos esses sequazes são os que têm desenvolvido os planos mais sinistros contra o povo, como o plano “Baile rojo” [Baile Vermelho], “Golpe de Gracia” [Golpe de Graça], que acabou com cinco mil militantes da União Patriótica em Colômbia. São eles os que desenvolveram o plano “Colômbia”, o plano “Consolidação” e pretendem eternizar-se no poder, porém há condições de que toda a esquerda com setores democráticos e a juventude à frente poder criar uma verdadeira unidade capaz de parar esta série de arbitrariedades que estão sendo cometidas”.


Esta é uma punhalada pelas costas ao processo de paz de Havana, Cuba; hoje, temos que dizer com esta manifestação que estamos apoiando os diálogos de paz e exigimos a Santos que se sente a dialogar com o Exército de Libertação Nacional [ELN], visando buscar uma saída política. Queremos dizer: Os violentos não passarão”.

“Esta manifestação tem uma profunda conotação, porque não se está definindo o destino somente de uma pessoa, se está definindo o destino da Colômbia. Muitos sabem que esse procurador incendiou uma quantidade de livros em Bucaramanga, diz que porque eram marxistas; esse procurador tem cometido as arbitrariedades mais selvagens. É do mesmo talante de Álvaro Uribe Vélez, personagem sinistro que não sabe pensar, somente expelir chumbo. Contra eles, unidade, e que viva a democracia e que vive Petro na prefeitura de Bogotá”.


Outro dos numerosos assistentes assinalou: “O procurador também esteve contra o processo de consulta popular realizado recentemente no município de Piedras, Tolima; o procurador esteve contra as reposições de Cortolima, que favorecem ao povo e atacam a transnacional Anglo Gold Ashanti; o procurador não está a serviço do povo, está a serviço das multinacionais”. 


Palavras de ordem como “Uribe e Ordóñez a mesma merda são, Uribe é um paramilitar e o outro é um filho da puta” retumbaram com força na praça de Bolívar e pela rodovia terceira, no centro da cidade musical de Colômbia.


Mario Mora, dirigente sindical, expressou: “Este plantão é de suma importância do que se está dando a nível de todo o território nacional, observamos que as pessoas democráticas deste país estamos dizendo ao senhor procurador geral da nação que não estamos de acordo com essa decisão tomada, porque é uma punhalada desferida contra o voto direto do povo bogotano que votou por Gustavo Petro”.

“Por essa razão, é importante que apoiemos estes processos, porque o único delito que o doutor Gustavo Petro cometeu foi ter tirado o manejo dos lixos pela quantia de 500 bilhões de pesos que os filhos de Uribe manipulavam, a fim de que fossem manejados diretamente pelo distrito da cidade de Bogotá, dando emprego às pessoas de escassos recursos econômicos. Esse foi o delito que Gustavo Petro cometeu”.

“O senhor procurador é uma pessoa inquisidora, é um procurador romano, é um procurador que atenta contra a democracia, é um procurador que tem atacado as diferentes expressões democráticas deste país”.


A decisão do procurador é um indício muito mau contra o processo de paz que se está levando a cabo em Havana. Todos queremos a paz para este país, porém vemos que o senhor procurador tem sido uma das pessoas que foi à Corte Internacional para torpedear o processo de paz que se está levando a cabo em Havana”.

Danilo López Carrero, candidato à câmara de representantes pela lista da União Patriótica, condenou a postura do procurador geral da nação e chamou os tolimenses à resistência e à mobilização. Por sua parte, Carlos Julio Botero, líder cívico liberal, destacou com profunda indignação: “O procurador Alejandro Ordóñez não é somente assassino da democracia, mas sim também da voz dos bogotanos e colombianos em geral”.


Tradução: Joaquim Lisboa Neto