"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sexta-feira, 21 de setembro de 2007

FARC propõe reunir-se com Chávez em outubro por trocas humanitárias


[TeleSUR ]


Em um video entregue à Senadora colombiana Piedad Córdoba, o porta-voz das FARC, Raúl Reyes, segeriu iniciar conversações sobre o acordo humanitário no próximo 8 de outubro.


O porta-voz das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), Raúl Reyes, propôs reunir-se no próximo 8 de outubro com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, com a finalidade de adiantar as conversações sobre a troca humanitária. A proposta das FARC se fez pública através de um vídeo que foi entregue à senadora Piedad Córdoba – com quem se reuniram em Bogotá – que figura como mediadora entre o grupo insurgente e o Governo colombiano.Foi proposto ao presidente venezuelano reunir-se no dia 8 de outubro, no 40º aniversário da morte de Ernesto Che Guevara, para falar do acordo para uma troca de reféns da guerrilha por rebeldes presos.


No vídeo, Reyes, sentado em uma mesa de seu acampamento com Córdoba, expressa seu agradecimento a Chávez. “Quero parabenizá-lo pelo seu desempenho, seu admirável trabalho”, diz a ela.


Também reitera a determinação das FARC de levar adiante o acordo que permita a liberação de políticos, membros da força pública e os três americanos, em troca de cerca de 500 guerrilheiros presos, entre os quais Reyes inclui a Sonia e Simón Trinidad, presos nos Estados Unidos.


O líder do grupo insurgente propõe a necessidade de fazer uma ou duas reuniões antes do encontro entre Chávez e o chefe máximo das FARC, Manuel Marulanda.


Aos que estão retidos e presos nas prisões, Reyes fala que “podem estar seguros de que haverá um acordo”, destacando ainda que serão necessárias muitas reuniões, “perseverança e persistência” para obter um acordo.


No vídeo menciona um possível encontro de Chávez com congressistas democratas e familiares dos americanos e outra com familiares dos guerrilheiros presos.Reyes também destaca em sua mensagem as gestões e o apoio dos 112 Países Não Alinhados, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, e do presidente Nicolas Sarkozy.


Chávez aceitou em meados de agosto passado a solicitação feita pela senadora colombiana Piedad Córdoba, de atuar como mediador entre o governo colombiano e as Farc para a troca de 45 reféns por uns 500 guerrilheiros.