"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sexta-feira, 22 de abril de 2011

EXÉRCITO DA COLÔMBIA: INSTITUIÇÃO PODRE






ANNCOL

Os combates prosseguem, a cada dia que passa o conflito cobra a vida de jovens do povo colombiano, o governo segue empenhado na guerra, sem se importar com a vida dos soldados, policiais e guerrilheiros que estão morrendo.

Devemos criar um forte movimento pela paz, pela reconciliação dos colombianos, não é justo que a morte continue levando dor a milhares de lares de gente humilde, gente do povo.

A saída política para o conflito que vivemos há mais de 60 anos, é tarefa de todos os democratas.

A continuação, o resultado dos enfrentamentos entre as FARC contra o Exército e polícia da Colômbia. De 4 a 14 de abril de 2011.

04/04: Bloqueios de estradas pelas FARC com carros bomba ao redor de Tuluá, Valle del Cauca.
http://www.elpais.com.co


04/04: Guerrilleros del ELN incineran buseta en Paya, Boyacá.
http://www.caracol.com.co

07/04: Frente 59 das FARC explode o gasoduto Ballenas-Barrancabermeja, em La Guajira: os departamentos de Santander e César ficam sem abastecimento de gás.
http://www.caracol.com.co

09/04: Guerrilheiros do VI Frente das FARC atacam a base militar de Caloto, Cauca, e depois explodem as antenas locais de telefonia.
http://www.elcolombiano.com

10/04: Segundo o Exército, em combates com as FARC, nas proximidades de Milan, Caquetá, morreram sete guerrilheiros.
http://www.semana.com

10/04: Ataque das FARC à Delegacia de Policia de Almaguer, Cauca.
http://www.elpais.com.co

11/04: A Venezuela deporta dois guerrilheiros do ELN para a Colômbia.
http://globovision.com

11/04: VI Frente das FARC ataca a Delegacia de Policia em El Palo, município de Caloto, Cauca. Fortes combates com o Exército.
http://noticias.terra.com.co

13/04: Emboscada das FARC com explosivos em Tame, Arauca: Três soldados mortos e três feridos.
http://www.europapress.es

14/04: Guerrilheiros das FARC explodem trecho do oleoduto da Petronorte na altura de Aserrío, Norte de Santander: fica suspenso o bombeamento de combustível para o departamento de El César e norte de Oriente.
http://www.informador.com.mx

14/04: Soldados do exército caem em campo minado das FARC em área montanhosa de Chaparral, Tolima: um militar morto e um ferido.
http://www.eltiempo.com

14/04: Em diferentes ações das FARC em Cauca, três policiais e um soldado são feridos.
http://www.caracol.com.co


O Exército da Colômbia está envolvido em escândalos que deixam a instituição muito desacreditada diante da opinião pública nacional e internacional.

O assassinato de milhares de pessoas que, enganando-as com oferta de trabalho, são mortas para fazê-las parecer com guerrilheiros mortos em combate; as valas comuns encontradas, entre elas a maior da América, no povoado de La Macarena no departamento de El Meta, com mais de dois mil cadáveres. A participação de vários oficiais em grupos paramilitares tem levado à prisão a mais de 900 militares de diferentes patentes. Certamente não estão entre eles os mentores intelectuais.

Estes militares foram julgados e condenados, mas não pela justiça comum e sim pela justiça militar, como se matar pessoas inocentes fosse parte da atividade militar e, por isso são protegidos pelo foro.

Não foram reclusos em prisões comuns, mas nos quartéis, entre eles a base militar de Tolemaida, no município de Melgar, Tolima. Não estão presos como devido pelos delitos cometidos, mas em reclusão de descanso, com todas as comodidades, recebendo soldo e com possibilidade de ascensão.

Pensar que o ex-ministro da defesa, Juan Manuel Santos, hoje presidente da Colômbia, não sabia, é insultar a inteligência de qualquer colombiano, acreditar que os chefes militares não conheciam o caso é pensar que jornalista e a opinião pública são bobos. Pelo contrário, os chefes militares tentaram enganar os jornalistas quando estes visitaram a base militar e, no congresso, defenderam com veemência o foro militar.

O chefe das forças militares é o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos. O país e o mundo exigem uma explicação.