"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


domingo, 29 de maio de 2011

Colômbia: identificaram cerca de 10 mil corpos em sepulturas clandestinas

O ministro do Interior da Colômbia, German Vargas, considerou "fundamental para a proteção dos direitos humanos" a identificação dos corpos.

Muitos dos corpos encontrados suspeitam-se pertencer a vítimas do conflito entre guerrilhas, milícias e forças de segurança.

O processo de identificação dos restos mortais encontrados em sepulturas clandestinas tem sido levado a cabo nos últimos cinco meses, comparando-se as impressões digitais dos corpos nas morgues com os dados do Registo Nacional, o organismo responsável pela emissão dos documentos de identificação na Colômbia.

Este processo já permitiu a identificação de 9.969 corpos, dos quais 8.810 pertencem a homens e 1.159 a mulheres, que serão entregues às respetivas famílias se os reclamarem.

Cada morgue na Colômbia terá um centro de informações e o Instituto de Medicina Legal irá colocar na sua página eletrónica a identificação dos corpos para as famílias os poderem recuperar.

Segundo o deputado Ivan Cepeda, outros 10.000 corpos não foram possíveis de identificar por se tratarem de menores, sem documentos de identificação ou por as suas impressões digitais terem sido mal tiradas.

=+=+=+=+=+=+=+
Com o apoio do Comitê de Solidariedade ao Povo Colombiano