"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sexta-feira, 1 de junho de 2012

Las FARC aseguran que la paz en Colombia se logrará con unidad popular



Fonte: TeleSUR


As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), assim que se completou a entrega do jornalista francês Roméo Langlois, leram um comunicado no qual expressam que o caminho a ser seguido para alcançar a paz na Colômbia é “o da unidade popular”.

“Na Colômbia, o povo está farto dos governos oligárquicos, repressivos e corruptos que não o representa e que se negam a atender suas reivindicações”, asseguraram as FARC, no momento em que disseram, através de um porta-voz, que “o caminho que devemos percorrer todos é o mesmo, o caminho da unidade popular”.

Afirmaram que se há alguém que não deseja a unidade no país, não pertence a este grupo armado. “Os verdadeiramente surdos e teimosos diante das nossas propostas tem sido os donos do poder político e econômico do país que têm medo do poder popular e da mudança social. Os tempos que transcorrem são próprios de mudanças profundas, não só na Colômbia, mas na América e no mundo inteiro”.

Explicaram que não buscam o conflito como têm sido taxados, mas que desejam estabelecer a paz no país. “Nossa história é a história dos múltiplos esforços do povo colombiano para alcançar uma paz definitiva e verdadeira”, também disseram que “nossa política atual é a paz, a união patriótica e pelos diversos cenários do diálogo temos levantado sempre as bandeiras da unidade política, da paz, dignidade e justiça social”.

Disseram que rechaçam o capitalismo, pois este atenta contra o desenvolvimento dos povos da América e do mundo, além de esperar que exista uma mudança no país. “Os povos se levantam decididos a lutar por alternativas ao capitalismo cada vez mais decadente, mais injusto e mais explorador”.

Agradeceram a “organizações cívicas, camponesas, sindicais, estudantis, agremiações e de todo tipo, que estão em sintonia na tarefa de alcançar a paz democrática, esta é a premissa de qualquer mudança social de verdadeira profundidade neste país”.

As FARC fizeram uma convocatória ao compromisso para obter uma Colômbia melhor. “Temos que pôr todo o nosso esforço nisso, por isso este novo aniversário nós obriga, para o futuro da nossa nação, a estar à altura das circunstâncias como combatentes e como compatriotas. Sabemos que o futuro da Colômbia está no que diz o seu povo, na convicção dos destinos da pátria”.


A seguir, transcrição integral do comunicado das FARC


Em uma campanha de devastação que pretendeu nos eliminar em somente um ano e em que já se passou mais de uma década sem poder nos apagar do mapa, nossa história é a história dos múltiplos esforços do povo colombiano para obter uma paz definitiva e verdadeira.

Desde as cartas dos camponeses de Marquetália até a nossa atual política de paz, passando pela União Patriótica e por diversos cenários de diálogo, sempre levantamos as bandeiras da solução política, da paz, dignidade e justiça social.

Os verdadeiramente surdos e teimosos diante das nossas proposta tem sido os donos do poder político e econômico do país que têm medo do poder popular e às mudanças sociais.

Os tempos que correm são próprios de mudanças profundas, não somente na nossa América, mas no mundo inteiro.

Os povos se levantam decididos a lutar por alternativas ao capitalismo cada vez mais decadente, mais injusto e mais explorador. Na Colômbia, o povo está farto dos governos oligárquicos, repressivos e corruptos que não os representa e que se negam a responder e atender as suas reivindicações. Iniciativas unitárias de luta percorrem todos os rincões da pátria tecendo resistência que saudamos com alegria, sabendo que o caminho que devemos percorrer todos é o mesmo: o caminho da unidade popular.

Os últimos acontecimentos demonstra-nós que há um fervor massivo pelas necessidades de alcançar a paz com dignidade e com justiça social.

Organizações cívicas, camponesas, sindicais, estudantis, agremiações e outras, estão sintonizadas na tarefa de mostrar que alcançar a paz democrática é a premissa de qualquer mudança social de verdadeira profundidade neste país.

Sabemos que o futuro da Colômbia está naquilo que o povo decidir soberanamente, e na convicção dos destinos da pátria. Temos que colocar todos os nossos esforços nisso. Por isso, este novo aniversário nos obriga, em momentos cruciais para o futuro da nossa nação. Saberemos estar à altura das circunstâncias como combatentes e como compatriotas. Com o exemplo e o legado de Manuel, Jacobo, Jorge , Alfonso, Raúl, Iván e todos nossos mártires continuaremos até a vitória final com a paz como bandeira e o bem-estar do nosso povo como horizonte.

Viva as FARC! Viva o povo colombiano contra o imperialismo com a pátria! Contra a oligarquia para o povo!

Secretariado do Estado Maior Central

Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia

Exército do Povo

Montanhas da Colômbia

27 de maio de 2012