"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


terça-feira, 11 de setembro de 2012

ONU saúda início do diálogo entre as Farc e governo colombiano


A Organização das Nações Unidas saudou nesta segunda-feira (10) o acordo para empreender conversas oficiais entre o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), anunciado na semana passada.


As boas-vindas a essas negociações foram manifestadas nesta segunda-feira em Genebra pela Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay, ao inaugurar a 21ª sessão regular dessa instância do organismo mundial.

Saudamos as conversações entre o governo e as Farc, dirigidas a trazer a paz à Colômbia, disse a Comissária, que também respaldou o diálogo entre as autoridades colombianas e as comunidades indígenas da região do Cauca.

Há uma semana, o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, oficializou o começo do diálogo com as Farc para atingir a paz depois de mais de meio século de conflito armado e que se realizará nas capitais da Noruega (Oslo) e de Cuba (Havana).

Em outro tema, Pillay destacou a decisão da Corte Suprema de Justiça do México de limitar o alcance da jurisdição militar no confronto dos agentes militares contra a violência organizada.

Disse que a participação dos militares nesse combate é uma medida excepcional que se desenvolve sob controle civil e pontuou que será neste fórum onde serão tratados todos os casos de violações dos direitos humanos.

O acordo da Corte Suprema deixa nas mãos da jurisdição civil as infrações cometidas pelos agentes militares em matéria de direitos humanos, insistiu a alta comissária da ONU.

Redação do Vermelho, com Prensa Latina