"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sábado, 26 de fevereiro de 2011

O Pentágono enlouqueceu com minha aproximação ao socialismo

Por José Manuel Zelaya Rosales*

Ontem, 17 de fevereiro, em um ato obrigado pela ação heróica do povo hondurenho, o Congresso ratificou as reformas feitas ao artigo constitucional referentes à participação cidadã através do plebiscito e o referendum, com o que reconhecem o direito do povo a ser consultado em temas de interesse nacional, e o crime de lesa pátria cometido em 28 de junho de 2009 mediante o golpe de Estado Militar que rompeu a ordem democrática do país.

Enquanto isso o povo hondurenho teve que esperar 30 anos, e sofrer um sangrento Golpe de Estado para que alguns políticos hondurenhos aceitaram que o poder emana do povo e ninguém pode limitar o soberano, a estes últimos lhes tomou apenas 19 meses da grosseira tese da sucessão constitucional ao reconhecimento pleno e a validação da tese que sustentava a enquete abortada pela força.

Esta iniciativa hoje ratificada pelo Congresso Nacional igual que a enquete da quarta urna que realizava minha administração, estava amparada na Constituição e na Lei de Participação Cidadã aprovada em nossa administração pelo próprio Congresso Nacional.

Novamente se renovam os argumentos em favor da nossa causa e se desnuda a responsabilidade criminal da Corte Suprema de Justiça, que violou todos os preceitos constitucionais, jurídicos e princípios morais, ao condenar-me sem julgamento e sem delito: acusaram-me de traição à pátria por pretender fazer, o que estes políticos fazem hoje; alguns que disseram que se violava a lei, hoje pelo efeito milagroso da pressão popular esqueceram o que fizeram e o que disseram. Nunca se apagará da história que fui tirado por um contingente militar, que metralhou a minha casa, tudo por praticar a democracia em Honduras.

O golpe de estado, produto de uma conspiração foram atos planejados e executados torpemente que seguem sendo condenados por todos os países da terra.

Agora o Presidente Lobo deve nos esclarecer se quer fazer justiça e terminar com a impunidade deste golpe de estado. Os argumentos só obedeceram a uma argúcia Jurídica, para deter minha aproximação ao socialismo; que enlouqueceu à direita norte-americana, ao pentágono e às elites mais vorazes do nosso país que atacaram com sanha ao povo que quer construir sua democracia; já fizeram o processo de ratificar a reforma, agora lhes corresponde retificar o crime.

Compatriotas, nossa missão é continuar avançando com a razão na mão; é hora de exigir a
convocatória a uma Assembléia Nacional Constituinte, ampla, includente, justa, soberana e originária para cumprir com nossa responsabilidade histórica frente às novas gerações.

* Presidente Constitucional 2006-2010
Coordenador Geral Frente Nacional de Resistência Popular
Santo Domingo, 18 de fevereiro de 2011

Versão em português: Raul Fitipaldi, para Desacato e RPCC.