"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

40 preguntas para Yoani Sánchez

Opera Mundi


    A famosa opositora cubana realiza uma viagem através de mais de uma dezena de países.

1. Quem organiza e financia a sua viagem pelo mundo?

2. Em agosto de 2002, depois de se casar com um cidadão alemão chamado Karl G., abandonou Cuba, “uma imensa prisão com muros ideológicos”, para emigrar para a Suíça, uma das nações mais ricas do mundo. Contra toda previsão, em 2004, a Sra. Decidiu regressar a Cuba, “navio que faz água pronto a naufragar”, onde “seres das sombras, que como vampiros se alimentam da nossa alegria humana, inoculam-nos o temor através do golpe, a ameaça e a chantagem”, onde “os bolsos se esvaziam, a frustração crescia e o medo acampava”. Quais razões motivaram esta escolha?

3. Segundo os arquivos dos serviços diplomáticos cubanos de Berna, Suíça, e dos serviços de migração da ilha, a Sra. solicitou o regresso a Cuba por causa das dificuldades econômicas que encontrou na Suíça. Isto é verdade?

4. Como pode se casar com Karl G., se já estava casada com seu atual marido, Reinaldo Escobar?

5. Seu objetivo é ainda estabelecer um “capitalism sui generis” em Cuba?

6. A Sra. criou o seu blog ‘Generación Y’ em 2007. Em 2008 ganhou  o prêmio de jornalismo Ortega e Gasset, de 15.000 euros, outorgado pelo jornal espanhol El Pais. Costumeiramente, este prêmio é dado a jornalistas de prestigio ou escritores com longa carreira literária. É a primeira vez que uma pessoa com o seu perfil o ganha. A Sra. também foi selecionada, entre as 100 pessoas mais influentes do mundo, pela revista Time (2008). Seu blog foi incluído na lista dos 25 melhores blogs do mundo da rede CNN, e também conseguiu o prêmio espanhol Bitácoras.com, bem como The Bob’s (2008). O jornal El Pais a incluiu na sua lista das 100 personalidades ibero-americanas mais influentes do ano de 2008. A revista Foering Policy, em dezembro de 2008, fez ainda mais, ao incluí-la entre os 10 intelectuais mais importantes do ano. A revista mexicana Gato Pardo fez o mesmo no mesmo ano. A prestigiosa universidade americana de Columbia lhe concedeu o prêmio Maria Moors Cabot. Como a Sra. explica esta avalanche de prêmios, acompanhada de importantes dotações em dinheiro, em apenas um ano de existência?

7. Para que destina os 250.000 euros obtidos graças a estas recompensas, um montante que equivale a mais de 20 anos de salário mínimo em países como a França, quinta potencia mundial, e a 1.488 anos de salário mínimo em Cuba?

8. A Sociedade Interamericana de Imprensa, que agrupa os grandes conglomerados midiáticos privados do continente, decidiu nomeá-la vice-presidente regional por Cuba da sua Comissão de Liberdade de Imprensa e Informação. Qual é o seu salário mensal neste cargo?

9. A Sra. também é correspondente do jornal espanhol El Pais. Qual é a sua remuneração mensal nesta empresa?

10. Quantas entradas para cinema, teatro, quantos livros, meses de aluguel ou pizzas pode pagar em Cuba com os seus salários mensais?

11. Como pode pretender representar os cubanos quando a Sra. possui um nível de vida que nenhuma pessoa da ilha pode se permitir?

12. Como a Sra. faz para se conectar à Internet se afirma que os cubanos não possuem acesso à Internet?

13. Como é possível que o seu blog possa utilizar pay-pal, sistema de pagamentos on-line que nenhum cubano que vive na ilha pode utilizar por causa das sanções econômicas que proíbem, entre outras, o comercio eletrônico?

14. Como pode dispor de um Copyright para o seu blog “© 2009 Generación Y – All Rights Reserved”, enquanto nenhum outro blogueiro cubano pode ter o mesmo por causa das leis americanas do embargo?

15. Quem se esconde por trás do seu site desdecuba.net cujo servidor está alojado na Alemanha pela empresa Cronos AG Regensburg registrado sob o nome de Josef Biechele e que também aloja sites de extrema direita?

16. Como pode fazer o seu registro de domínio através da empresa americana GoDaddy, já que é formalmente proibido pela legislação sobre as sanções econômicas?

17.  Seu blog está disponível em, pelo menos, 18 idiomas (inglês, francês, espanhol, italiano, alemão, português, russo, esloveno, polonês, chinês, japonês, lituano, checo, búlgaro, holandês, finlandês, húngaro, coreano y grego). Nenhum outro site do mundo, inclusive os das mais importantes instituições internacionais como a ONU, Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional, OCDE ou a União Européia dispõem tantas versões lingüísticas. Nem o site do Departamento de Estado dos EUA, nem o da CIA dispõe de semelhante variedade. Quem financia as traduções? 

18. Como é possível que o site que aloja o seu blog disponha de uma banda 60 vezes superior à banda que Cuba dispõe para todos seus usuários de Internet?

19. Quem é que paga a gestão do fluxo de mais de 14 milhões de visitas mensais?

20. A Sra. tem mais de 400.000 seguidores na conta do seu Twitter. Apenas uma centena deles reside em Cuba. A Sra. segue a mais de 80.000 pessoas. A Sra. afirma que “tuita via sms sem acesso à web”. Como pode seguir a mais de 80.000 pessoas sem acesso à Internet?

21. O site www.followerwonk.com permite analisar o perfil dos seguidores de qualquer membro da comunidade Twitter. Ele revela que, a partir de 2010, houve uma impressionante atividade da sua conta. A partir de junho de 2010, a Sra. se inscreveu em mais de 200 contas diferentes do Twitter por dia, como picos que podiam chegar a 700 contas em 24 horas. Como pode realizar tal proeza?

22. Porquê seus, aproximadamente, 50.000 seguidores são na realidade contas fantasma ou inativas? De fato, dos mais de 400.000 perfis da conta @yoanisanchez, 27.012 não possuem foto e 20.000 mascaram as características de contas fantasma com uma atividade inexistente na rede (de zero a três mensagens mandadas desde a criação da conta).
23. Como é possível que muitas contas do Twitter não tenham nenhum seguidor, apenas a Sra. e tenham emitido mais de 2.000 mensagens? Será que é para criar uma popularidade fictícia? Quem financiou a criação das contas ficiticias?

24. Em 2011, a Sra. publicou 400 mensagens por mês. O preço de uma mensagen em Cuba é de $1,25. A Sra. gastou $6.000 por ano no Twitter. Quem paga por isso?

25. Como é possível que o presidente Obama tenha lhe concedido uma entrevista, quando este recebe centenas de pedidos dos mais importantes meios informativos do mundo?

26. A Sra. afirmou publicamente que mandou ao presidente Raúl Castro uma petição de entrevista após as resposta de Barack Obama. Entretanto, um documento oficial do chefe diplomático dos EUA em Cuba, Jonathan D. Farrar, afirma que a Sra. nunca escreveu para Raúl Castro: “Ela não esperava uma resposta deste, pois confessou que nunca as teria mandado ao presidente cubano”. Por que mentiu?

27. Por que a Sra., tão expressiva no seu blog, oculta seus encontros com os diplomatas americanos em Havana?

28. Entre os dias 16 e 22 de setembro de 2010, a Sra. se reuniu secretamente no seu apartamento com a Subsecretária de Estado americana, Bisa Williams, durante a sua visita a Cuba, como o revelam os documentos de Wikileaks. Por que manteve um manto de silêncio sobre esse encontro? Sobre o quê falaram?  

29. Michael Parmly, antigo chefe da diplomacia americana em Havana afirma que se reunia regularmente com a sua pessoa na sua residência como o indicam os documentos confidenciais da SINA. Numa entrevista, ele fez menção da sua preocupação em relação à publicação das mensagens diplomáticas americanas por Wikileaks: “Incomoda-me muito que as numerosas conversas que tive com Yoani Sánchez fossem publicadas. Ela poderia pagar as consequências por toda a vida”. A pergunta que imediatamente vem à mente é: quais são as razões pelas que a Sra. teria problemas com a justiça cubana se a sua atuação, como afirma, respeita a legalidade?

30. Continua pensando que “muitos escritores latino-americanos mereciam o Prêmio Nobel de Literatura mais do que Gabriel Garcia Márquez?

31. Continua pensando que “havia uma liberdade de imprensa plural e aberta, programas de radio de toda tendência política” na ditadura de Fulgencio Batista entre 1952 e 1958?

32. A Sra. declarou em 2010: “o bloqueio tem sido o argumento perfeito do governo cubano para manter a intolerância, o controle e a repressão interna. Se amanhã se levantarem as sanções, duvido muito que os efeitos disso sejam vistos”. Ainda continua convencida de que as sanções econômicas não têm nenhum efeito na população cubana?

33. A Sra. condena a imposição de sanções econômicas dos EUA contra Cuba?

34. A Sra. condena a política dos EUA, que busca uma mudança de regime em Cuba em nome da democracia, enquanto apóia às piores ditaduras do Oriente Médio?

35. A Sra. é favorável à extradição de Luis Posada Carriles, exilado cubano e ex-agente da CIA, responsável de mais de uma centena de assassinatos, que reconheceu publicamente seus crimes e que vive livremente em Miami, graças à proteção de Washington?

36. A Sra. é favorável à devolução da base naval de Guantanamo, ocupada pelos EUA?

37. A Sra. é favorável à libertação dos cinco prisioneiros políticos cubanos aprisionados nos EUA, desde 1998, por se infiltrar em organizações terroristas cubanas no exílio, na Florida?

38. A Sra. acha normal que os EUA financiem uma oposição interna em Cuba para conseguir “uma mudança de regime”?

39. Quais são, para a Sra., as conquistas da Revolução Cubana?

40. Quê interesses esconde por trás da sua pessoa?




·      Doutor em Estudos Ibéricos e Latino-americanos da Universidade de Paris Sorbonne – Paris IV.
·      Professor titular da Universidade de La Reunión.
·      Jornalista, especialista em relações entre Cuba e EUA.
·      Autor de “The Economic War Against Cuba. A Historical and Legal Perspective on the U.S Blockade, New York, Monthly Review Press, 2013, com prefácio de Paul Estrade.