"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sábado, 19 de abril de 2014

Gabriel García Márquez, in memoriam


La Habana, Cuba, sede dos diálogos de paz, 17 de abril de 2014
 
  Gabriel José de la Concordia García Márquez, o ‘Gabo’,  Prêmio Nobel de Literatura e escritor insigne da Colômbia, tomou hoje a senda da eternidade aos 87 anos de uma vida prolífica em criatividade, que deixou para o mundo uma obra maravilhosa, que com realismo mágico reflete a presença destas terras de Nuestra América, as quais amou e dedicou sua inteligência como narrador e cronista de suas desventuras, esperanças e sonhos.


Com profundo respeito, a Delegação de Paz das FARC-EP, desde Havana, se abraça em sentimentos de pesar com seus familiares, parentes, amigos e a pátria toda que se enche de luto pela partida do maior escritor de nossa história. Vão de maneira especial nossas condolências para sua esposa dona Mercedes Barcha e seus filhos Rodrigo e Gonzalo.


A partida deste gigante das letras congregou num só punhado de identidade, solidariedade e luto a Colômbia, e isso traz a nossas mentes a certeza de que em cada clarão aberto na de nossa sobrevivência agreste seguirá surgindo a perseverança que necessitamos para continuar para uma era de reconciliação, com nossos José Arcadios e Úrsulas que se repetem sem cessar entre coisas de adivinhos, entre esconjuros e presságios, morrendo e revivendo como Melquiades, enquanto concebemos a existência, submergindo-nos muitas vezes na peste da insônia, desmemoriados de nosso passado, porém voltando de algum modo também como o cigano da alquimia, desde a morte, consumindo a beberagem milagrosa que devolve as recordações que remoçam a confiança no amanhã.


Com a despedida deste homem magnífico, reiteramos hoje que, como Aureliano Buendía, sonhamos e faremos a paz, um país onde possamos tranquilos fabricar pescadinhos de ouro sem acabar com nosso meio ambiente; com o empreendimento de Aureliano Triste, porém sem aqueles que sufocam greves a tiros; relendo nosso acontecer nos pergaminhos do Gabo, porém agora, sim, com a experiência de haver suportado os piores furacões da vida, sem que o vento nos possa arrasar, sem que nos possa apagar mais da memória humana, nem na recorrência das tragédias, porque, ainda que estejamos condenados a cem anos de solidão, faremos com nossas lutas e nossa infinita capacidade de amar e perdoar, que existe uma segunda oportunidade sobre a terra.


Com certeza, Gabo, conquistaremos com nosso povo que Macondo já não seja um pavoroso redemoinho de poeira e escombros. E que esse delicado vento de luz que é a paz embale nosso presente, enquanto tomas o caminho de Remedios a Bela. Com certeza, Gabo, repetiremos em teu nome, com compromisso inquebrantável, que “ainda não é demasiado tarde
para construir uma utopia que nos permita compartilhar a terra”.




DELEGAÇÃO DE PAZ DAS FARC-EP


---