"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quarta-feira, 30 de abril de 2014

Mensagem ao Movimento Bolivariano pela Nova Colômbia



Neste 14º aniversário do lançamento do Movimento Bolivariano pela Nova Colômbia, enviamos uma saudação sincera a todos os que com seu trabalho diário constroem organização e mobilização patriótica nos diversos setores da nossa nação.


Os bolivarianos e bolivarianas de coração completamos mais um ano de esforço e trabalho pela unidade do povo da Colômbia, pela paz, pela democracia e pela justiça social. Esta é, portanto, uma data de alegria pelos êxitos alcançados, pelas vitórias grandes e pequenas que conseguimos ao marcharmos pela liberdade e pela soberania. É, também, data de reflexão e auto-crítica em torno das nossas responsabilidades individuais e coletivas e dos enormes desafios que nos traz o porvir.


Este novo aniversário vale para ratificar nosso compromisso com o legado de Alfonso Cano, o qual assentou as bases para a práxis do Movimentoi Bolivariano e foi seu fundafor, ideólogo e primeiro Chefe Nacional. Os homens e mulheres do MBNC devemos estudar sua obra e aplicar seus ensinamentos em nosso que fazer militante diário.


A leitura do momento político ratifica a justeza do nosso Movimento porquanto amplo, patriótico, democrático, includente, mas estritamente clandestino pelas condições impostas pela oligarquia.


Hoje a luta pela paz e soberania nacional estão na vanguarda do debate público. E é ali, na luta de massas, nas manifestações públicas, na defesa dos interesses do povo pobre em que se devem destacar os que nos consideramos filhos e filhas de Bolívar; é na busca para conseguir a soberania da pátria e do bem viver para o nosso povo; é na defesa da paz dialogada e dos processos de paz com as guerrilhas, na luta contra o fascismo paramilitar e na batalha diária de ideias que nos levará a uma Assembleia Nacional Constituinte para a reconciliação, a democracia e a paz sobre bases sólidas para que seja duradoura.


Não devemos perder de vista o horizonte de que vivemos momentos de altíssimo valor histórico para o futuro da nossa pátria, momentos nos quais o Movimento Bolivariano deve saber estar à altura dos desafios que nos impõe a história na defesa dos interesses do nosso povo.


Agora mais do que nunca precisamos de maior dedicação, de maior compromisso, de maior sacrifício de todos e de cada um de nós, qualquer que seja seu lugar e seu posto de luta. Agora mais do que nunca devemos tornar efetiva a nossa atividade como revolucionários e construirmos um novo país no qual caibam todas as aspirações de toda a Nação.

Bolivarianos e bolivarianas, Avante na construção da Nova Colômbia!
Pela Paz democrática e com justiça social, Pela Assembleia Nacional Constituinte!

Pablo Catatumbo
Chefe Nacional do Movimento Bolivariano pela Nova Colômbia