"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


terça-feira, 8 de abril de 2014

Presidente eleito da Costa Rica chamou à unidade nacional



O novo presidente eleito da Costa Rica, Luis Guillermo Solís, chamou neste domingo à unidade nacional para que não haja conflitos nem divisões. “É o momento da mudança e da transformação. Deixemos para trás os conflitos de outrora”.


Ao pronunciar seu primeiro discurso após conhecer-se os resultados eleitorais, o líder do PAC manifestou sentir-se sumamente honrado pelo apoio da Costa Rica nestas eleições consideradas uma das mais inusuais da época moderna.


Assinalou que o povo da Costa Rica recuperou a soberania de sua vontade e depositou em “nossas mãos o mandato para a mudança e encararemos esse mandato com alegria e com determinação”.


Solís ressaltou que mais de um milhão de costa-riquenhos disseram sim à mudança. “O povo decidiu mudar, paradoxalmente, para que não mudassem sua identidade. Fazemo-lo para recuperar o sonho dos que construíram a República e recuperar o amor nos que agasalharam a justiça social e o caminho da unidade”.


Manifestou que reconhece com humildade que esta maravilha de explosão cívica que se previa no primeiro turno e se consolidou no segundo turno é a soma e patrimônio de todos os costa-riquenhos. “É necessário dizer hoje que, ao finalizar esta rota e iniciar a próxima bandeira que há de guiar-nos uma e outra vez, acima da outra”.


Pediu que não haja conflito algum que possa dividir a unidade do povo costa-riquenho mais além de bandeiras e partidos. “É o momento da mudança e da transformação. Deixemos para trás os conflitos de outrora”.
Na sua chegada à sede do Partido Ação Cidadã [PAC] para pronunciar seu discurso, Luis Guillermo Solís expressou que nesta eleição obteve uma das votações mais altas do país.


É um enorme compromisso, me compromete de uma maneira que não me deixa desculpas para dirigir o país com excelência”, indicou.
Assinalou que conversou com seu contendor Johnny Araya e espera poder concretizar com ele planos que ajudem o progresso do país. “Me felicitou e disse que faria todo o necessário por Costa Rica”, declarou.


Com relação à votação massiva dos costa-riquenhos, Solís assinalou que é extraordinário e por isso se sente sumamente honrado de contar com o apoio da Costa Rica. “Espero a atitude mais construtiva”, disse.


O líder pelo Partido Ação Cidadã [PAC], Luis Guillermo Solís saiu vitorioso neste domingo no segundo turno das eleições presidenciais celebradas na Costa Rica após vencer ao seu contendor do Partido Libertação Nacional [PLN], o oficialista Johnny Araya, segundo resultados preliminares.


Esta seria a primeira vez em mais de meio século que chega à presidência [da República] uma agrupação não tradicional, fundada há 13 anos para quebrar o bipartidarismo que se alternava no poder: o PLN e o conservador Partido Unidade Social Cristã [PUSC].


Solís assegurou que o bipartidarismo se rompeu na Costa Rica em 2002, quando surgiu o Partido de Ação Cidadã [PAC], ao qual pertence desde há 8 anos, “a expressão deste fervor anti bipartidarista é o que levou à condição de nossa política”.



teleSUR/jg-BM