"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 30 de março de 2015

Existem uns 1.600 paramilitares na fronteira entre Colômbia-Venezuela



Resumen Latinoamericano/Correo del Orinoco, 23 de março de 2015 – O jornalista José Vicente Rangel, indicou que segundo organismos de inteligência, se encontram “aproximadamente 1.600 paramilitares situados na fronteira da Colômbia com a Venezuela”.



Um total de 800 na fronteira com o estado de Zulia e os outros 800 na zona fronteiriça com o estado de Táchira, “em pelotões de 100 efetivos que contam com apoio logístico e armamento moderno”, explicou durante a seção Confidenciales [Confidenciais] de seu programa José Vicente Hoy, transmitido pelo canal privado Televen.



Acrescentou que horas antes do anúncio do presidente da República Bolivariana da Venezuela, Nicolás Maduro, em 12 de fevereiro, havia revelado um golpe de Estado, que os grupos paramilitares “estavam se mobilizando com o propósito de passar a território nacional. Depois do anúncio presidencial, se retiraram para as bases onde operam”.



Assim, Rangel informou sobre a chegada ao Peru de porta-aviões “CVN 73”, o que representa uma ameaça para a América do Sul e vai contra os princípios da União das Nações Sul-americanas (UNASUL) e da Comunidade de Estados Latino-americanos (CELAC).



O jornalista recordou que o Peru, desde o ano de 2010, é visitado por navios de superfície (porta-aviões), o que permite que os EUA tragam à região sul- americana navios de acompanhamento como destróiers, cruzadores de mísseis, fragatas de mísseis e submarinos.



Oposição está destinada a permanecer presa ao erro



Para Rangel, “a oposição venezuelana se parece muito com um labirinto: tem todas suas características, sobretudo aquela que ao ingressar a ele praticamente não existe saída”.



Durante seu programa dominical, José Vicente Hoy assinalou que a direita venezuelana não tem imaginação porque precisa de criatividade, porque não pisa em terra firme, porque é invadida pela angústia ao não encontrar saídas. Então, se produz um sentimento de desespero que fatalmente a conduz ao erro.



Não tem feito outra coisa senão dar voltas em torno dos mais incríveis e labirínticos rastros de suas próprias contradições. Não racionaliza sua situação e, portanto, está condenada a dar voltas em uma busca ofuscada de um lugar por onde possa abandonar o labirinto”, expressou.



Neste sentido, assegurou que a falta de coerência, a carência de um plano elaborado pela consciência, a falta de sentido político e a incapacidade para idealizar saídas, a condena permanentemente a estar nesse labirinto de seus enredos.



A oposição não aprende e o destino parece condená-la a permanecer atada eternamente ao erro, ou seja, estar sempre metida no labirinto”, finalizou.



Assassinam conselheiro Dimas Gómez Chirinos, do PSUV, e seu filho em Falcón



Na sexta-feira pasada, altas horas da noite, o conselheiro do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), por Casigua de Mene Mauroa, Dimas Gómez Chirinos, de 47 anos, foi assassinado por desconhecidos que lhe deram vários tiros. Assim, informou um comunicado do Ministerio Público.



Gómez caminhava para sua residência em companhia de sua esposa e dois de seus filhos, Eli David Gómez, de 20 anos, e Eliezer José Gómez, de 21, quando foram interceptados.



O conselheiro e seu filho de 20 anos foram levados ao Centro de Diagnóstico Integral da comunidade de Mene de Mauroa, sem sinais vitais.



O outro jovem ferido permanece estável no Hospital do Sul, em Maracaibo.



O Ministério Público indicou a promotora Yudith Medina para coordenar as diligências e perícias de investigação.



Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)