"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sexta-feira, 6 de março de 2015

FARC pedem desclassificar informação para esclarecer a verdade


O grupo insurgente realizou em sua habitual rodada de imprensa uma série de propostas para contribuir com o esclarecimento da verdade sobre o conflito.
As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia [FARC-EP] pediram nesta quarta-feira ao Governo colombiano realizar a abertura dos arquivos oficiais e a desclassificação definitiva da informação reservada sobre o conflito.
A solicitação foi feita como parte das propostas do grupo insurgente para o esclarecimento da verdade sobre a confrontação no país.
De maneira especial, serão postas à disposição as atas das reuniões dos conselhos de ministros e das reuniões reservadas do Congresso da República, assim como dos arquivos das Forças Militares e de Polícia e dos organismos de inteligência”, solicitaram as FARC por meio do porta-voz Joaquín Gómez.
Na declaração emitida pela organização se enumera várias de suas propostas para contribuir com o esclarecimento da verdade sobre o conflito e seus impactos sobre a população.
O esclarecimento da verdade histórica e dos fatos ocorridos durante o conflito constitui um imperativo ético e político das FARC com as vítimas e a sociedade colombiana em geral”, indicou o grupo insurgente.
As FARC propuseram, ademais, a criação de uma “Comissão de arquivo e acesso à informação reservada” integrada por expertos e um representante deles para organizar e pôr em marcha esse processo de desclassificação de informação reservada e arquivos.
Nesta quarta-feira está prevista a chegada a Havana [Cuba] de um grupo de altos oficiais das Forças Armadas colombianas para trabalhar no cessar-fogo. 


-- 
Equipe ANNCOL - Brasil