"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 9 de março de 2015

FARC debaterão sobre o processo de paz no Parlamento Britânico



O grupo de Amigos da Colômbia do Parlamento britânico, o Grupo Parlamentar sobre Conflito e a ONG Justiça por Colômbia organizarão o evento da terça-feira 10 de março, para o qual negociadores do governo e das FARC foram convidados a discutir o desenvolvimento do processo de paz com uma audiência de parlamentares de vários partidos, expertos acadêmicos, representantes diplomáticos e de ONGs internacionais e público interessado. Foram convidadas as duas partes. Até agora, a delegação de paz das FARC-EP confirmou sua participação representada pelo chefe da equipe negociadora, Iván Márquez.
O evento conta com a participação do destacado jornalista Seumas Milne, quem, em 2014, viajou a Colômbia e Cuba para conhecer de perto a realidade do conflito e para conhecer as posições do governo e da insurgência. Também participarão ex-negociadores e ex-combatentes de ambos os lados da Irlanda do Norte, os quais têm estado compartilhando sua experiência da construção de paz com as partes do conflito colombiano desde 2012.
O evento marca um grande passo no apoio internacional ao processo de paz. Será a primeira vez que a delegação de paz da guerrilha se dirige a um público britânico e será uma oportunidade única para que parlamentares britânicos conheçam de perto as conversações e o que se necessita da comunidade internacional.
A carta convite, enviada pelos grupos parlamentares representando vários partidos políticos à mesa de diálogo, diz: “Alguns de nós tivemos a oportunidade de conhecê-los pessoalmente, e seria uma honra oferecer-lhes este espaço construtivo no Parlamento.”
O parlamentar e ex-soldado britânico da Irlanda do Norte Jeffrey Donaldson, do partido DUP, quem conheceu ao Presidente Santos e a equipe do governo e da delegação das FARC, disse: “é importante que a comunidade internacional apoie os esforços de ambos os lados para pôr fim a um dos conflitos mais longos do mundo”, pontualizando que “nunca teríamos alcançado a paz na Irlanda do Norte sem o apoio internacional imparcial que foi recebido por todos os atores”.
Marcela Kohon, diretora da ONG Justice for Colombia, disse: “esta é uma oportunidade para que os parlamentares britânicos e outras figuras políticas possam intercambiar com os negociadores de paz e explorar como a comunidade internacional pode continuar apoiando a este importante passo para a paz com justiça social em Colômbia.”

Para mais informação, contatar com Justice for Colombia [+44 2073242490. Este endereço de correio eletrônico está sendo protegido contra os robôs de spam. Necessita ter JavaScript habilitado para poder vê-lo.
Seguir o evento em @JFColombia
-- 
Equipe ANNCOL - Brasil