"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

A cidade de Medellín, completamente paramilitarizada durante a visita de Condolezza



“Foi tudo um êxito”, disse a imprensa da cidade, que a senhora Rice se foi encantada com os cavalos do senhor Uribe e os cultivos de flores que há no caminho do Rio Negro, onde este têm uma “fazendinha” de descanso. E a forma eleita para chegar lá também foi belíssima, claro, a via mais rápida não foi eleita pois não se pode colocar em contradição a tão cacarejada política de segurança democrática que tem sido um êxito segundo o senhor Uribe.



Subir a montanha pelas colinas de casinhas miseráveis, caminhos de pedra e crianças desnutridas, não era então uma boa opção. Subir por Santa Helena –município de Medellín- é, além de tudo, perigoso, de um lado da estrada fica o bairro 8 de março, um dos territórios onde permanecem milicianos das FARC-EP.
Na cidade, não importou o incômodo que tiveram que padecer os que tinham que viver a sua rotina diária, ir para o trabalho e deslocar-se de um lado para o outro em meio à uma cidade em colapso.

Os que vivem em “outro mundo”, que dizem que tudo anda bem, tiveram que se dar conta de que a cidade estava sendo visitada por uma senhora muito importante que vem dos Estados Unidos supostamente para visitar nossa cidade porque está muito bonita. Ah! E diz também que veio para fazer com que se assine o tratado de livre comércio que tanto “bem” nos vai fazer... Que bom receber visitas de gente tão importante.

Para que tanto exército e polícia na cidade? Haviam mais uniformizados que gente ... que segurança democrática é essa? ... e os helicópteros de artilharia sobrevoando a cidade o dia todo? Deviam ficar quietos e mostrar que possuem o controle. Claro, o controle paraco de Dom Berna, que controla tudo, taxistas, vendedores ambulantes, vigilância privada e outras coisas.

Na Universidade de Antioquia, (que fica logo ao lado do parque “EXPLORA” que também foi visitado pela senhora), há muito tempo não se via tanto verde e tanto camuflado e isso porque é um dos lugares que eles, -desde o prefeito chiliquento ao Patrão Uribe- adoram visitar, gostam tanto que decidiram que devem cuidar muito bem e por isso formaram todo um cordão de segurança ao seu redor, não se podia fechar ao público durante a visita da senhora importante, porque tudo deve funcionar normalmente já que está sob controle, e todos que estavam lá tiveram que submeter-se a vasculharem suas mochilas para demonstrar que não levavam nada que pudesse perturbar a tão ilustre senhora.

Nesse mesmo dia inventaram uma marcha pela paz onde todos iriam de branco, era legal que a senhora pudesse ver que esta gente quer a paz ... mas o mais chamativo foi a quantidade de helicópteros de artilharia sobrevoando a cidade....

...

A senhora se foi encantada mas não sem antes felicitar àqueles que fizeram coisas tão boas por uma cidade que vive em seus bairros sob o controle dos paramilitares, que não se envergonha de ter filhos e filhas nas ruas vivendo da prostituição ou morrendo de fome. Que não se compadece da quantidade de famílias que chegam deslocadas para viver em suas ruas, expulsas de bairros da cidade ou de outras cidades pelos paramilitares, uma cidade onde o que se atreve a tomar algo que não é seu (por menor que seja) um relógio, uma bala ou um pedaço de pão... se for pego em flagrante desaparece como quem cai em um poço profundo, pois os poços profundos também abundam nessa cidade onde a lei é ver, ouvir e calar. Aqui não vai além disso parceiro!

Nos contam que os paracos estão “convidando” a marchar no dia 4 de fevereiro. Levarão as pessoas, com certeza, sob ameaças. Dom Berna está convocando a marcha da prisão, segundo ele para rechaçar o terrorismo, o sujo falando do mal lavado.