"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Soa o gongo. Vai logo, anda..


...e vem outro pior. Com a particularidade de pertencer à 'fina flor' da oligarquia. Uribhitler se vai porque assim decidiu o seu 'amo gringo'.

ANNCOL


Os gringos já tocaram o gongo para o narcotraficante-paramilitar presidente colombiano. Os editoriais de importantes diários desse país são bastante reveladores. Basicamente eles dizem que Uribhitler, o miniführer, não vá mais...

Mesmo que eles digam que seu governo - o de Uribhitler- é uma sorte de bondades, o certo é que os colombianos sofreram o indizível com suas políticas de “segurança democrática” - que não é segurança, como foi demonstrado pelos recentes episódios de violência (a menos que tenham sido feitos pelos próprios agentes da “segurança”), nem democrática, porque se fosse assim não existiria-, Plano Colômbia, etc, além do desastre econômico que mergulhou 70% da população na Desnutrição, ou fome, e numa crescente informalidade. Da mesma forma que o desastre institucional que engoliu o país diante da narco-para-política e yidis-política, que obrigou até a Corte Penal Internacional a ficar de olho na Colômbia. Isso porque em nosso país denúncias como a de Sergio Caramagna, sobre a existência de 147.000 vítimas dessa gestão dá uma mostra do quadro de horror que submeteu o o povo colombiano.

Quadro de horror de horror antecipado pelo Terrorismo de Estado, na sua forma fasci-mafiosa (culpado de 10.282 vítimas não-combatentes entre 2002-2006) pelas forças militares-narcoparamilitares. Uma “política” desenhada nos centros de poder de Washington, que contou com o finaciamento de multinacionais na Colômbia, em uma – outra - mostra de como fazem business os 'amos' do Norte.

Mas como a prática comum de fazer negócios é a corrupção, "uma sondagem de um capítulo escrito pela Transparência Internacional acerca da Colômbia revela que os subornos, o tráfico de influência política e os presentes estão entre os procedimentos mais utilizados pelos empresários para aceitar suas atividades", diz a publicação Novo Século. Por algum motivo assim o diz. Porque seu atuante ministro de Interior e Justiça está até a medula comprometido com o narcotráfico, ou, sendo mais 'justos', seu irmãozinho Guillermo estava em 'acordos' com 'Dom Mario' e Fabio não sabia nadica de nada disso, assim como não sabia também não o general Óscar 'cocaína' Naranjo que seu irmãozinho traficava cocaína na Alemanha.

Casos que nos demonstram o grau de conivência da oligarquia com o narcotráfico, ou melhor dito, de aproveitamento do submundo do tráfico de drogas, porque o tráfico de drogas é um produto do capitalismo, é uma mercancia máscomo o são a saúde, os produtos tradicionais e até a vida mesma que a vendem ao melhor licitante, mas a vida dos outros.

E a coisa está já definida. Uribhitler não vai mais porque assim o disse 'o amo' gringo. Que vá..., que vá... E ponto. Já está escolhido o sucessor. É igual ou pior que Uribhitler, com a única particularidade desse sim ser da “fina flor” da oligarquia e ser muito mais aberrante que seu predecessor. Agora com a aliança dos herdeiros do império espanhol. Por isso o vimos “com o rabo entre as pernas” quando retornou dos Estados Unidos e descarregou sua raiva contra todos os seus contestadores.

O povo colombiano terá que se preparar para seguir suportando o Inri, a cruz que a oligarquia o tem obrigado a levar, e preparar-se para a matança que se avizinha contra o Pólo Democrático Alternativo (PDA) -como suportou a União Patriótica no momento certo e ainda contra o PCC -, mas com o crescente acúmulo de experiências e forças que o têm levado a ver que assim como a oligarquia 'combina todas as formas de luta', assim ele terá que 'combinar adequadamente todas as formas de luta', sem desprezar nenhuma.

Razão têm as FARC em seu último comunicado no qual chama à discussão da 'Plataforma Bolivariana' todo o povo colombiano para construir um Novo Governo que semeie e colha a paz com justiça social nesse país. Unidade, Unidade, Unidade. Podem haver um, dois, dez Pólos, mas todos devem caminhar e lutar para construir a Nova Colômbia. Sem sectarismos de qualquer espécie e sem nenhuma mesquinharia. Porque definitivamente 'só o povo salva o povo'.

ALP