"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Foi gerada uma revolução.

Em 16 de julho eu disse que o golpe de Estado de Honduras "foi concebido e organizado por personagens sem escrúpulos na extrema direita, que eram servidores de confiança de George W. Bush e haviam sido promovidos por ele. "

Citei os nomes de Hugo Llorens, Robert Blau, Stephen McFarland e Robert Callahan, Yankee embaixador em Honduras, El Salvador, Guatemala e Nicarágua, nomeado por Bush em julho e agosto de 2008, que seguiram a linha de John Negroponte e Otto Reich, com historia tenebrosa.

Sinalizei a base militar ianque de Soto Cano como um pilar do golpe e que "a ideia de uma iniciativa de paz da Costa Rica foi transmitida ao presidente desse país, desde o Departamento de Estado, quando Obama estava em Moscovo, e declarou em uma universidade russa que o presidente de Honduras é Manuel Zelaya

A resposta dos EUA após o golpe de Estado naquele país da América Central, foi o acordo com o Governo da Colômbia para criar sete bases militares, como a de Soto Cano ,nesse país irmão, ameaçando a Venezuela, Brasil e todos os outros povos da América do Sul.

Em um momento crítico, quando discutido em uma reunião de cúpula de chefes de Estado nas Nações Unidas, a tragédia das alterações climáticas e a crise econômica internacional, o golpe em Honduras ameaça violar a imunidade da Embaixada do Brasil, onde o presidente Manuel Zelaya, sua família e um grupo de seus seguidores, foram forçados a se refugiar.

Está provado que o governo brasileiro não tinha absolutamente nada a ver com a situação que foi criada.

É inadmissível, ainda mais ,inconcebível, que a Embaixada do Brasil seja atacada pelo governo fascista, a menos que pretenda implementar o seu próprio suicídio, levando o país a intervenção direta de forças estrangeiras, como no Haiti, o que significaria intervenção de tropas ianques sob a bandeira da ONU. Honduras é um país muito distante e isolada no Caribe. Uma intervenção de forças estrangeiras em Honduras desencadearia um conflito na América Central e criaria um caos político na América Latina.

A luta heróica do povo hondurenho, após quase 90 dias é incansável contra o pró-governo fascista, que reprime os homens e mulheres desarmados.

Temos visto o surgimento de uma nova consciência no povo hondurenho. Uma luta social que endureceu na batalha. Zelaya cumpriu sua promessa de voltar. Eles tem o direito a reintegrá-lo no governo e presidir as eleições. Nos movimentos sociais combativos estão destacando imagens novas e maravilhosas, capazes de levar as pessoas ao longo da estrada árdua que espera os povos de nossa América.
Lá se começa uma revolução.

A Assembléia das Nações Unidas pode ser histórica dependendo de sucessos ou fracassos.

Os líderes do mundo expuseram assuntos de grande interesse e complexidade. Eles refletiam a magnitude das tarefas que a humanidade enfrenta e com pouco tempo disponível.


Fidel Castro Ruz

Setembro de 2009