"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sexta-feira, 12 de março de 2010

Colômbia: 80 candidatos têm vínculos com paramilitares

Fonte: vermelho.org

Pelo menos 80 candidatos ao Congresso colombiano nas eleições do próximo domingo - a grande maioria vinculada a forças políticas que apóiam o presidente Álvaro Uribe - são investigados por ligações com paramilitares de ultradireita ou por serem testas de ferro de políticos acusados por esse crime. A denúncia foi feita nesta quarta-feira (10) pela organização não-governamental Movimento de Observação Eleitoral (MOE).

"Entre os atuais aspirantes à nova composição do Congresso verificamos que pelo menos cerca de 80
deles mantêm relações com grupos paramilitares", assegurou o investigador Ariel Ávila, membro da organização.

Segundo ele, as ligações desses candidatos com os esquadrões ocorrem de duas formas: "ou os candidatos estão sendo investigados por ligações com esses grupos ou são candidatos indicados por políticos julgados por isso e que tentam legislar com um testa de ferro".

Em declarações à rádio Caracol, Ávila disse que a maioria dos candidatos com supostos vínculos com grupos armados ilegais apresentam as suas candidaturas por partidos políticos da coalizão do governo de Alvaro Uribe, entre eles o Partido da Integração Nacional (PIN).

No domingo (14), os colombianos elegerão 102 senadores e 166 representantes na Câmara para o período 2010-2014. Além disso, serão escolhidos cinco deputados para o Parlamento Andino, e os partidos Conservador (governista) e Verde realizarão consultas internas para definir seu candidato presidencial.