"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Glória eterna ao Comandante Jorge Breceño, herói do povo em sua resistência contra o opressor.

Com profunda dor, com o punho fechado e o peito oprimido pelo sentimento, informamos ao nosso povo colombiano e aos irmãos latinoamericanos, que o Comandante Jorge Briceño, nosso bravo, altivo e herói de mil batalhas, Comandante desde as épocas gloriosas da fundação das FARC-EP, tombou em seu posto de combate, ao lado de seus homens, enquanto cumpria suas responsabilidades revolucionárias, como resultado de um cobarde bombardeio, ao estilo das blitzkrieg nazi. Junto a ele morreram nove Camaradas a quem, também rendemos nossa sentida homenagem.


Deixou de existir um homem excepcional, de singulares virtudes pessoais, grande amigo e Camarada, de extraordinário talento de organizador e destacado militar. Um revolucionário exemplar que dedicou por inteiro sua vida à causa dos humildes, mestre, preceptor e condutor de guerrilheiros revolucionários. Combatente exemplar, que durante mais de quatro décadas enfrentou corajosamente o exército dos falsos positivos, aliado dos paramiltares, vassalo do Império ianque e inimigo ferrenho das mudanças sociais e de nosso povo.


Não nos queixamos. Como revolucionários sabemos dos riscos que tem uma luta como a que enfrentamos, obrigados pelas circunstâncias, contra um inimigo implacável, por alcançar a paz democrática com justiça social.

Nosso compromisso com a Nova Colômbia não será curvado pelos golpes que possamos sofrer na luta, nem pela morte em combate de nossas e nossos Camaradas, que obviamente, nos doem profundamente, mas também, nos comprometem e estimulam a continuar em frente com maior dedicação e, como homenagem a sua memória, a seu exemplo heróico de entrega total e a seu sacrifício.


Desde muito jovem "el Mono" como fraternalmente o chamávamos, abraçou a luta revolucionária. Sendo, ainda, um camponês adolescente foi vítima da violência oligárquica contra o povo iniciada logo após do assassinato de Jorge Eliécer Gaitán, no ano de 1948.


Desde 1968 pegou em armas em defesa de sua vida e de seu povo. Aguerrido e audaz combatente de primeira linha durante toda sua vida, foi, com Manuel Marulanda Vélez, Jacobo Arenas, Efrain Guzmán e muito outros, destacado construtor das FARC-EP, razão pela qual o levaremos sempre em nosso corazão ao lado deles e de Jacobo Prías Alape, Isaías Pardo, Hernando González Acosta, Raúl Reyes, Iván Ríos e tantos outros que têm oferendado sua vida no altar da pátria pela liberação de nosso povo da opressão militarista e oligárquica, por uma Colômbia democrática, com dignidade, paz e justiça social.


De aqui a pouco serão apagadas e esquecidas as calunias, comparações e infâmias, difundidas contra nosso Jojoy, pelos seus inimigos de classe e todos aqueles que com subserviência escancarada se põem ao serviço da desinformação da guerra midiática e, passará a ser lembrado eternamente com carinho pelo seu povo, pelos revolucionários e guerrilheiros, como um, dos mais resolutos e firmes representante, exemplo de lealdade ao ideário bolivariano, dignidade, transparência, espírito de sacrifício e valor a toda prova.


Em instantes como o atual, com profunda emoção e plenas convicções, o Secretariado, o Estado Maior e a garotada guerrilheira toda, reafirmam sua fidelidade à Causa das FARC-EP, aos seus princípios revolucionários e bolivarianos de independência, justiça, dignidade e mudanças sociais, bandeiras que jamais declinaremos!!!


Informamos que o Comandante Pastor Alape, é o novo Integrante pleno do Secretariado do Estado Maior Central. Que o Bloco Oriental das FARC-EP chamara-se-á a partir de hoje "Bloco Comandante Jorge Briceño", que continuará cumprindo todos seus planos sob o mando do Comandante Mauricio Jaramillo.


Uma vez mais, como desde há 54 anos o temos manifestado, reiteramos nossa disposição de buscar uma solução política do conflito que abra caminhos de convivência atacando e superando as causas que o geraram. Mas, no entendido de que a iniciação de um possível diálogo não pode ser condicionada por exigências unilaterais nem por inamovíveis, que como a historia recente o evidencia, todo o que fazem é dificultar qualquer intento de aproximação entre as partes em conflito.


Chamamos a todos os combatentes revolucionários do país, a redobrar a luta e os esforços pelos objetivos da liberdade e as transformações. Os desesperados e mentirosos chamamentos da oligarquia a abandonar nossas convicçoes, decisões e ilusões, só pretendem levar uma mensagem de desesperança ao nosso povo, que enxerga nas bandeiras da luta guerrilheira revolucionária a possibilidade real de um futuro amanhecer que o reivindique e satisfaça suas aspirações.


Glória eterna aos heróis tombados na resistência contra o opressor!


Glória terna a todos os combatentes que têm entregado sua vida pela causa da liberação de nosso povo!


Comandante Jorge Briceño, herói da Liberdade, a Nova Colômbia, a Pátria Grande e do Socialismo: Presente, até sempre!


Secretariado do Estado Maior Central das FARC-EP

Montanhas da Colômbia, 25 de setembro de 2010

Ano do bicentenário do grito da Independência