"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O Partido Socialista Unido da Venezuela vence eleições legislativas: Uma nova vitória


Por: Rafael Rico Rios
Fonte: Rebelião


Com uma participação histórica de 66,45%, o Partido Socialista Unido da Venezuela, juntamente com o Partido Comunista da Venezuela, PCV, vencem as eleições legislativas venezuelanas.

PSUV-PCV conseguiram 95 deputados dos 165 que estavam em jogo. A oposição, agrupados na Mesa da Unidade Democrática, MUD, obteve 59 deputados; Pátria Para Todos, PPT, dois deputados e dois deputados para os movimentos indígenas. Faltariam, ainda, sete deputados a ser concedidos após o primeiro boletim do Conselho Nacional Eleitoral, CNE.

A oposição venezuelana, com a chamada Mesa da Unidade Democrática, MUD, consolidou seu crescimento e impede que o PSUV-PCV conseguisse os dois terços necessários para governar com facilidade, evitando assim a maioria qualificada e se posiciona politicamente com vistas às eleições presidenciais de 2012. O maior número de votos foi obtido nas grandes cidades e ganha com folga em quatro dos 24 estados, mas perde no Distrito Capital.

O PPT esperava conformar-se como um novo ator político, com o objetivo de se distanciar da polarização ideológica, coletando os votos dos chamados “nem-nem". No entanto, só tem 2 deputados. Não conseguiram sequer um deputado dos nove em disputa, no Estado de Lara, onde o governador eleito pelo PSUV, Henry Falcón, deixou o partido para integrar as fileiras do PPT.

E o chavismo? Alguns analistas previam um resultado ajustado que pudesse por em dificuldades o projeto bolivariano. Depois de onze anos de governo, o desgaste próprio dos anos no poder, a pressão da mídia, graves erros de gestão, ineficiência, falta de planejamento, improvisação, corrupção, graves problemas de segurança, falta de energia por causa da crise de eletricidade, as divisões internas (entre elas, a saída do PPT do bloco chavista), em meio à maior crise econômica internacional das últimas décadas, a recessão econômica, desvalorização da moeda e uma inflação alta, a aliança chavista tem conseguido sobreviver e novamente derrotar a oposição.

É difícil que a oposição encontre uma conjuntura tão favorável, tendo contado com o todo o apoio da mídia comercial privada, mais de 600 estações de rádio, mais de 40 redes de televisão, com cerca de 75% da propaganda eleitoral e com financiamento internacional através de organizações como a norteamericana USAID.

Esta derrota, os força a repensar a estratégia para 2012 e causa temor que sigam caminhos “não democráticos" em um contexto internacional onde as reservas mundiais de petróleo começam a diminuir.

A Venezuela possui uma das maiores reservas mundiais de petróleo e gás natural. Está previsto que, para este ano, aumentem as reservas de petróleo até 314 bilhões de barris, superando a Arábia Saudita e transformando a Venezuela no país com as maiores reservas de petrolíferas do mundo. Além disso, envia para a China cerca de 500.000 barris de petróleo por dia e, nos próximos anos, prevê-se que supere a cifra de um milhão de barris por dia, e que representa o total de barris que a Venezuela exporta para os EUA.

Portanto, como o afirma Aram Aharonian, "A Revolução Bolivariana é hoje o verdadeiro obstáculo para os planos expansionistas e intervencionistas de Washington, que incluem transformar o Golfo do México, a América Central e o norte da América do Sul em um novo Oriente Médio.

E os grandes perdedores destas decisivas eleições legislativas são os meios de comunicação. Apesar da enorme campanha internacional contra o presidente Chávez, o apoio ao processo bolivariano permanece intacto. Em onze anos como presidente, o "ditador" venezuelano superou a pressão da mídia, a pressão econômica, a pressão política, um golpe de Estado, tem dado saúde e educação para todos, a pobreza diminui pela metade e ganhou 14 eleições de 15 convocadas.