"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quinta-feira, 21 de julho de 2011

“Agenda Colômbia”surge para denunciar violação dos Direitos Humanos naquele país

Somando-se a outras organizações políticas e sociais, Unamérica toma parte na construção de um espaço de solidariedade, estudo e divulgação das constantes ações de violação dos direitos humanos na Colômbia. A chamada “Agenda Colômbia” começa a ser organizada simultaneamente em várias capitais do Brasil e busca ser um espaço criado para dar visibilidade à realidade colombiana e gerar ações solidariedade do povo brasileiro aos movimentos da sociedade civil e organizações políticas democráticas colombianas.

Seu manifesto afirma que “como organização não é partidária, é autônoma, horizontal, prima pela equidade de gênero, a direção coletiva e a formação permanente.”

Lançada em Porto Alegre, a iniciativa afirma-se como alternativa de “luta contra o imperialismo, a militarização e a violação aos direitos humanos; a favor da livre determinação dos povos, a paz no mundo, a justiça social, a superação da impunidade, o resgate e a preservação da memória, e em especial pela superação do povo colombiano de sua grave situação social e política.”

Seu objetivo é criar solidariedade nas organizações sociais e políticas brasileiras ao povo colombiano para apoiar as lutas das colombianas e dos colombianos. E no reconhecimento de seus direitos humanos, na superação da impunidade, na solução política ao conflito armado com uma paz real e duradoura, na construção de justiça social e uma Colômbia onde caibam todos e todas.

Para isso busca desenvolver os seguintes eixos:

* Divulgação e informação: realizar campanhas de solidariedade ao povo colombiano divulgando e denunciando a situação colombiana, palestras, oficinas, assim como outro tipo de atividades que ajudem a explicar essa realidade.

* Memória histórica: recuperar e preservar a memória histórica das lutas sociais e políticas colombianas, das vítimas, e de sua relação com as lutas brasileiras e das políticas desenvolvidas na América Latina.

* Direitos Humanos: denunciar as violações de direitos humanos e criar redes solidárias, incidindo e pressionando o governo colombiano para que respeite os direitos humanos.

* Paz duradoura: buscar gerar ações solidárias e manifestações que chamem e pressionem como comunidade internacional o governo colombiano a dialogar e negociar uma paz duradoura e com justiça social com as distintas organizações armadas revolucionárias daquele país.

* Ajuda a exilados, perseguidos e refugiados: solidariedade com colombianas e colombianos que, por conta da situação social e política que vive seu país, foram obrigados a ter que abandoná-lo.

* Intercâmbio de experiências e convênios: fazer pontes entre organizações e entidades brasileiras para realizar intercâmbios com organizações e entidades colombianas, procurando fortalecer os processos sociais e políticos dos movimentos sociais e democráticos da Colômbia, por meio de: acompanhamento internacional no terreno; troca de experiências e o reconhecimento da realidade; apoio para a formação e educação no Brasil de lideranças sociais e políticas colombianas que contribuam para o fortalecimento dos processos.

Com esses princípios, a Agenda Colômbia inicia seus trabalhos tendo como objetivo central divulgar a situação dramática de milhares de colombianos afetados diretamente pelo conflito entre o Estado e as forças políticas beligerantes. As primeiras ações (debates, exibição de filmes, seminários) tiveram início no último mês de junho em Porto Alegre e deverão se estender por outras capitais do país.

Da Redação, com informações de Agenda Colômbia.


Fonte: www.unamerica.org.br