"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quarta-feira, 16 de abril de 2008

Suécia toma partido



Recebe o senhor Francisco Santos, vice-presidente colombiano. Pretende ignorar que a Colômbia pertence a esses Estados falidos. A promessa de vender a Bogotá aviões de combate para afiançar a hegemonia estadunidense na região viola a função de bons ofícios dos governos nórdicos. Os industriais suecos, através do NIR, estimulam negócios no melhor estilo dos piratas do século XIX.

ANNCOL

Ao lado do governo de Bogotá. Um evidente retrocesso em sua política internacional. Ficam cheios de ponderação diplomática em suas relações com regimes, provavelmente, violadores dos direitos humanos.

Hoje seu parlamento, com um forte peso dos conservadores de seu primeiro ministro, Fredrik Reinfeldt, recebe o vice-presidente colombiano, Francisco Santos, fundados do Bloco paramilitar, chamado Capital. Talvez para defender a capital, Bogotá, do avanço popular.

Faz oito anos, representantes das FARC e do governo de Pastrana, visitaram a Suécia por iniciativa do grêmio dos industriais suecos, NIR, e outras organizações. Ali se encontraram duas personalidades, a senhora Anna Lindh, então ministra de relações exteriores e o dirigente de relações exteriores das Farc, Raúl Reyes. Que cruel coincidência, ambos assassinados.

A sociedade sueca deve saber que seu governo não deve apoiar mais um governo paramilitar como o de Uribe Vélez e seu “ilustre” visitante, o senhor Francisco, amplamente conhecido por suas arbitrariedades fora o único mérito de ser filho de uma das famílias mais ricas da Colômbia, dona de um dos diários mais incitadores do extermínio sistemático dos opositores de Washington.

A venda de armas à Colômbia significa incendiar ainda mais o país. Um obstáculo que o povo sueco deve conhecer. Seus impostos não podem, nem devem, ser utilizados para matar gente inocente.