"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Táticas dos paramilitares para obter novos benefícios

Nós, as vitimas, temos presenciado como de maneira cínica esses criminosos, não apenas narram suas atrocidades, como buscam justificá-las assinalando que todas ocorreram contra pessoas que teriam vínculos com a guerrilha ou organizações a margem da Lei.

UNIÃO SINDICAL OBRERA DA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO (USO) – COLÔMBIA

Filiada a: FUNTRAENERGETICA e à CUT

Nas audiências públicas de Justiça e Paz os paramilitares tentam justificar suas ações, acusando suas vítimas de terem relações com a guerrilha.

Desde o início da aplicação da lei 975 de 2005, o marco das audiências públicas de Justiça e Paz, reconhecidos paramilitares vêm reconhecendo, a meias verdades, que já era conhecido pela sociedade colombiana, que eles eram a força armada de um projeto político-militar de extrema direita e que eram os autores materiais e em alguns casos intelectuais, de milhares de crimes contra a humanidade contra a população civil, em especial contra sindicalistas e membros de organizações defensoras dos direitos humanos. Nós, as vítimas, temos presenciado de maneira cínica esses criminosos, não apenas narram suas atrocidades, como buscam justificá-las assinalando que todas ocorreram contra pessoas que teriam vínculos com a guerrilha ou organizações a margem da Lei.

No mês de dezembro passado, durante as audiências de justiça e paz, nas que se foram recebidas as declarações de JULIAN BOLIVAR e outros reconhecidos paramilitares, as vítimas, neste caso da USO, temos enfrentado uma tática, tão ou mais perversa das que se acostumam esses paramilitares. Agora, em seu afã de obter benefícios, porém também de justificar seus atos assinalando que suas vítimas teriam relações com a guerrilha, pretendem também vincular reconhecidos dirigentes políticos e sindicais, acusando-os de pertencer à guerrilha e outros de serem colaboradores ou participantes de grupos paramilitares.

Diante de tais declarações manifestamos o seguinte:

1. A Unión Sindical Obrera, (USO), é uma organização sindical legalmente constituída, a qual tem conquistado sua legitimidade em mais de 85 anos de história e reconhecimento nacional e internacional.

2. Tem havido por parte do Estado colombiano uma política encaminhada por todas as vias de aniquilar nossa organização. Isto se reflete em mais de 100 assassinatos, 2 desaparições, mais de 20 seqüestros, cerca de 400 trabalhadores deslocados de seus locais de trabalho, 5 trabalhadores no exílio, 37 trabalhadores detidos e processados penalmente, 45 trabalhadores submetidos a tortura psicológica em seus locais de trabalho, 248 despedidos na última greve, todos estes feitos na maior impunidade. Por tudo isso nossa organização deveria ser protegida pela CIDH com a declaração de medidas cautelares desde o ano de 2001.

3. Rechaçamos tais sindicancias e recorreremos à justiça colombiana para mais uma vez demonstrar nossa inocência e comprovar que tudo obedece a uma montagem, baseada em mentiras com as quais querem tecer toda uma teia jurídica para enlamear nosso sindicato. Nossos dirigentes e ex-dirigentes estão prontos para atuar perante a justiça e as falsas acusações

4. Os grupos paramilitares são os verdadeiros culpados pelos assassinatos, massacres e deparecimentos de dirigentes sindicais e defensores dos direitos humanos na Colômbia. Em nosso critério a lei de justiça e paz é o maior manto de impunidade legalizado em nosso país. Exigimos verdade, justiça, reparação integral e garantias de que não se repitam.

5. Solicitamos ao procurador Geral da Nação e ao Presidente do Conselho Superior de Magistratura, vigiar de perto esses processos e as ações judiciais que iniciaremos, requeremos que as mesmas se dêem dentro do marco da legalidade, em respeito aos direitos e com a transparência necessária.

Pela Junta Diretiva nacional da USO.

Enlace original