"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Carta de Piedad Córdoba e outras companheiras de vários países, às FARC-EP

Senhores

Secretariado do Estado Maior Central das FARC-EP

Colômbia

Nós, mulheres que desde nossas responsabilidades políticas temos apelado ao exercício da razão, o direito e a ética para a solução de graves problemas em nossos países e no mundo, avaliamos positivamente a libertação o passado mês de fevereiro de seis pessoas que estavam no seu poder.

Sabedoras de que o conflito armado colombiano tem profundas causas sociais, econômicas e políticas que serão temas de discussão para sua superação definitiva, enquanto se gera um ambiente e cenário para o diálogo, queremos convidar os senhores a anunciar igualmente sua disposição de deixar em liberdade os restantes membros das forças armadas e da polícia capturados por vocês em combate há já vários anos.

Pensamos que esse passo coerente com o Direito Humanitário, como aquele que deram com a indicada libertação das seis pessoas em fevereiro, pode ter um enorme significado político e ético.

Consideramos que esse novo gesto poderá desencadear compromissos certos para a humanização da situação dos combatentes e da população civil, e o eventual início de um diálogo que propicie uma saída política negociada à longa confrontação que padece Colômbia.

Para esses propósitos oferecemos nossa disposição, nosso concurso, se é aceita para contribuir nesse nobre propósito da busca da paz. Estamos convencidas que a paz da Colômbia é a Paz da Região e é um anseio universal

Com atenta saudação

Lucía Topolanski Senadora de Uruguay

Jody Williams Premio Nobel de Paz 1997

Elena Poniatowska Amor

Escritora mexicana

Alice Williams

Escritora afroamericana y feminista que recibió el Premio Pulitzer a la obra de ficción en 1983 por la novela El color púrpura

Mirta Baravalle

presidenta de las Madres de la Plaza de Mayo

Isabel Allende

Escritora y Senadora Chilena

Danielle Miterrand

Francia

Rigoberta Menchú

Premio Nobel de Paz

Socorro Gómez

presidenta del Consejo Mundial por la Paz

Hermana Elsie Mongue

Ángela Jeira

Piedad Córdoba

Colombianas y colombianos por la paz