"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


terça-feira, 2 de agosto de 2011

Nota de falecimento

CUT lamenta morte de Adelino Cassis, companheiro incansável de luta por uma sociedade justa e democrática

Faleceu neste domingo (31), aos 88 anos, Adelino Cassis, um dos fundadores da Central Única dos Trabalhadores. O corpo do militante sindical foi enterrado no final da tarde de ontem no Cemitério Campo da Esperança.

Bancário do Banco do Brasil, Cassis deixa um legado marcado sobretudo pela incansável luta por uma sociedade justa e democrática. Transferido do Rio de Janeiro para Brasília em 1960, ano de fundação da Capital Federal, entra para a história do movimento sindical ao fundar a associação que um ano depois se tornaria o Sindicato dos Bancários de Brasília e por ser um dos fundadores da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Coleciona lutas e vitórias, como a conquista do direito à jornada de 6 horas na primeira greve organizada pelo Sindicato, ainda em 1961, o fim do trabalho aos sábados, abonos semestrais nos salários e o anuênio.

É o ponto alto de uma trajetória de militância em prol da classe trabalhadora que teve início 20 anos antes, como dirigente do Partido Comunista, o chamado “Partidão”, sob o governo de Getúlio Vargas.

“Durante esses anos, só ganhamos com a existência de Adelino Cassis. Por tudo isso que ele proporcionou à classe trabalhadora, seu nome e sua história estarão imortalizados”, reflete o presidente da CUT-DF, José Eudes.

Escrito por: CUT-DF com Sindicato dos Bancários de Brasília