"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sexta-feira, 11 de junho de 2010

BRASIL SOBERANO VENCE COALIZÃO VIRA-LATA

EM VEZ DE HERDAR DÍVIDAS, NOVAS GERAÇÕES GANHAM UMA POUPANÇA DE ATÉ 50 BILHÕES DE BARRIS DE PETRÓLEO

Senado aprova capitalização da Petrobrás de até US$ 25 bi e consagra modelo soberano de exploração das jazidas do pré-sal, contra a vontade de Serra e das petroleiras internacionais. Coalizão demotucana lutou até o fim para adiar votação na expectativa de reverter o quadro político, pós-eleições.

Marco regulador aprovado institui sistema de partilha e garante à Petrobras o papel de operador único de jazidas gigantescas que podem conter até 50 bilhões de barris, segundo a Agencia Nacional de Petróleo.

Estatal brasileira terá, no mínimo, 30% em cada área. Novo regime inclui, ademais, a possibilidade de cessão direta à Petrobras de até 100% de novos campos, sem licitação. É a pá de cal no sonho privatizante dos interesses aglutinados em torno da candidatura demotucana. Aprovado ainda o Fundo Social formado pela capitalização de receitas e royalties vinculados a investimentos em educação, ciência, tecnologia, meio ambiente, combate à pobreza e à desigualdade.

Dia 10 de junho de 2010: pela primeira vez, um governo lega às gerações futuras um passaporte de emancipação econômica e social, em vez de dívidas e alienação do patrimônio público.
(Carta Maior; 11-06)