"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


terça-feira, 15 de junho de 2010

JUAN MANUEL SANTOS, O CORRUPTO




ANNCOL

Em 06 de fevereiro de 2009, às nove horas da manhã no Palácio Presidencial, se entregava ao presidente Álvaro Uribe, um envelope contendo as provas do favorecimento indevido através de contratos do Ministério da Defesa desde o ano de 2006, de muitos milhões de dólares, para uma única pessoa, chamada Felipe Jaramillo.

Meia hora depois, as pessoas que entregaram o dossiê ao presidente, solicitaram uma audiência com o czar anticorrupção. Minutos depois, explicavam a Oscar Ortiz e a uma advogada do programa presidencial de Modernização, eficiência, transparência e combate à corrupção, um relato detalhado de como o ministro de Defesa, Juan Manuel Santos, aplicou uma série de armadilhas e subterfúgios para favorecer os seus amigos em processos de licitação. (Em um esboço biográfico de Santos, publicado em um dos portais de internet do Ministério da Defesa, o então ministro disse que seus melhores amigos eram Jaramillo, Felipe Lopez, diretor da revista Semana, e o advogado Carlos Urrutia Valenzuela).

Na segunda-feira 09 de fevereiro, às 8 horas da manhã, os cidadãos estavam entregando essas mesmas provas a uma jornalista da Revista Semana e, segundo uma conversa por telefone, as provas estavam sendo recebidas, via Internet, na sala da redação do New Herald de Miami. pelo jornalista Gerardo Reyes e posteriormente publicadas ("O ex-ministro está sendo investigado por favorecimento" por: Gerardo Reyes). A jornalista de Semana, disse que as evidências eram contundentes e muito graves contra Juan Manuel Santos, mas que infelizmente ela era uma simples funcionária que recebeu ordens diretas da direção da revista para arquivar as denuncias. Por sua vez, o presidente Uribe peremptoriamente ordenou ao ‘czar anticorrupção’ para deixar isso quieto.

O deputado liberal Juan Manuel Galán disse ao El Nuevo Herald que estava-se preparando para convocar a Santos para um debate para que respondesse por seus atos nos contratos celebrados com a empresa de Jaramillo, o que acabou não acontecendo.

Não acredita? - 11 evidências físicas:

Os documentos que chegaram à mesa do presidente da República e que, infelizmente, deu a ordem para deixar de lado são os seguintes:

1. Um relatório do Comitê Técnico da Indústria Militar (INDUMIL) mostra que, em 2005, as pistolas SIG Sauer representadas por Felipe Jaramillo, foram eliminadas de um processo do Fundo Rotativo da Polícia Nacional, por não cumprir com o protocolo de testes da ficha técnica exigidos nas especificações. SIG Sauer teve 0 pontos em 1000.

2. Um despacho do ministro da Defesa que ordena a compra de mais de 150.000 pistolas da Sig Sauer, sem licitação pública e sem se submeter à Lei de Contratos da Colômbia, favorecendo diretamente ao seu amigo Felipe Jaramillo. Anexo à prova há uma explicação que demonstra que este tipo de compras não podem ser observadas nem sofrer auditoria por ninguém, muito menos vigiadas por organismos de controlo do Estado colombiano. As compras são feitas através da Embaixada dos EUA por meio de uma figura chamada LOA / FMSN, negociações de governo para governo.

Enquanto uma pistola 9 milímetros no mercado internacional custaria cerca de US$ 250, o ministro adquire as pistolas SIG Sauer bem acima de US$ 500 com um custo adicional: que a Embaixada americana cobra uma percentagem pela gestão de administração de recursos, o que implica uma sobrecarga de mais de 5%. Outro fator negativo dessa negociação é que a Embaixada americana pode demorar até dois anos para entregar o material (neste caso as armas) e não é responsável pelos fundos provenientes do Orçamento Nacional, ou seja, não leva em conta a taxa de cambio do dólar frente ao peso colombiano nem dá qualquer explicação.

3. Um despacho do Ministro da Defesa para juntar os orçamentos do Ministério da Defesa dos anos 2007, 2008, 2009 e 2010 (Vigências Futuras) de tal forma que executou em dois anos os orçamentos de quatro anos, favorecendo diretamente a Felipe Jaramillo com contratos milionários em dólares.

4. A prova de como o ministro ordenou comprar, por intermédio da Embaixada Americana, Fuzis Francotiro diretamente com Felipe Jaramillo.

5. A prova de como o ministro ordenou a compra, através da Embaixada Americana, diretamente com Felipe Jaramillo os FLIR (N.T: sensores de visão frontal infravermelha) que a Força Aérea e a Aviação do Exército requereram. Foi anexada a carta de um General que protestava esta compra alegando que o equipamento era de má qualidade e a carta do Secretário-Geral Neira dizendo que, por despacho do ministro, não se levasse em conta os comentários do General.

6. A prova de como o ministro ordenou a compra de helicópteros, representados por Felipe Jaramillo, apesar de que as aeronaves da concorrência terem passado nas provas, enquanto que os representados por Felipe Jaramillo se recusaram a fazer os testes do protocolo.

7. A prova de como o ministro ordenou a compra de aviões cujo representante era Felipe Jaramillo, mesmo estes sendo muito mais caros que os da concorrência.

8. A prova de como o ministro ordenou a compra de veículos blindados norteamericanos representados por Felipe Jaramillo, rejeitando os blindados coreanos que foram aprovados nos testes.

9. A prova de como o ministro ordenou a compra de mísseis israelenses, cuja negociação foi feita por Felipe Jaramillo.

10. A prova de como o ministro ordenou a compra de plataformas que, segundo peritos qualificados, não servem para nada, mas que são plataformas inteligentes representadas por Felipe Jaramillo.

Todas estas provas foram publicadas pelo New Herald


INFORMAÇÃO CONFIDENCIAL

Os seguintes dados que devem se conhecidos, não serão publicados na investigação do New Herald, porque não há provas documentais e testemunhas que sabem sobre os fatos não se pronunciarão, pois isso afetaria as ações interpostas nos tribunais internacionais da França. São eles:

O representante da empresa espanhola que vinha trabalhando a venda de aviões para a Força Aérea, quando estava quase fechando o negócio com o Ministério da Defesa e portanto, próximo de ganhar uma excelente comissão, recebeu uma visita, em Bogotá, de um dos Altos executivos dessa empresa espanhola que lhe entregou 400 mil dólares e o comunicou que, a partir daquela data, não mais representava a empresa.

Diante da surpresa da notícia, exigiu que se lhe explicasse a razão pela qual ele foi desautorizado do negócio, se o seu trabalho fora impecável.

O executivo lhe informou de que houve uma reunião com o Vice-Ministro da Defesa e que, por instruções de Juan Manuel Santos, a ordem fora contundente: O Ministério da Defesa iria comprar o avião, somente se Felipe Jaramillo fosse o negociador.

Na corrente de corrupção intervêm um grupo de Congressistas dos EUA, amigos de Juan Manuel Santos, que defendem os interesses das empresas representadas por Felipe Jaramillo. El New Herald está investigando a relação desses políticos norteamericanos com a venda de armas para a Colômbia.

Dentro da Embaixada dos EUA há diversos funcionários militares que facilitam todo o processo dos pedidos de Governo para Governo de Juan Manuel Santos. Felipe Jaramillo contrata os serviços de um bordel de prestígio, em Bogotá, que atende regularmente a esses funcionários norteamericanos.

Há um funcionário de INDUMIL que todo os meses passa nos escritórios de Felipe Jaramillo, em Bogotá, cobrando uma comissão. Seu trabalho consiste em informa a Felipe Jaramillo sobre toda a correspondência que chega e sai do escritório do Coronel Villarreal.

Entre os vários generais e coronéis das Forças Armadas é amplamente conhecida a forma de trabalho de Jaramillo. Ele não promete comissões por contratos futuros. Ele paga as milionárias comissões adiantadas, mesmo antes da publicação das licitações, quando a compra não é de governo para governo.


REFLEXÃO

- Se formos avaliar isso, dentro de um contexto de democracia, chama-se CORRUPÇÃO!! Uso indevido de informações reservadas com finalidade de lucro; modificação da proposta de licitação para favorecimento de terceiros; abuso de autoridade. Esse é o que quer ser presidente nos próximos quatro anos?

O que teria feito um dirigente honesto, com mais de sessenta bilhões de pesos (que foram pagos por estes contratos superfaturados) investidos em saúde e educação?

- Considere o seguinte: Se Juan Manuel Santos foi capaz de manipular tudo isso, tendo a autoridade de "ministro da defesa", imagine então como presidente.

- Pode ser que se tenha uma clara perspectiva do plano de governo que Juan Manuel Santos possa oferecer, projetado (para uns poucos) e CAMUFLADO com uma fachada de "CONTINUIDADE DA SEGURANÇA DEMOCRÁTICA”.

- Já é sabido que Santos é capaz de aplacar a mídia e as altas esferas para que estes assuntos não saiam à tona. Será que é capaz de fazer o mesmo com este meio de comunicação?

NÃO VOTE EM GENTE DESONESTA. NÃO DE MAIS PODER AOS CORRUPTOS, ABSTENÇÃO ATIVA E COMBATIVA É A PALVRA DE ORDEM.


Leia mais em New Herald, clicando nos links abaixo:
http://www.radiosantafe.com/2009/05/25/juan-manuel-santos-rectifica-al-nuevo-herald-de-miami/
http://www.elnuevoherald.com/2009/06/13/v-fullstory/474396/la-verdad-escabrosa-de-los-falsos.html
"El Chucky" Santos se enreda: Investigan por favoritismo a ex ministro de Defensa