"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


terça-feira, 19 de abril de 2011

Missão Bairro Adentro, da Venezuela, chega ao oitavo aniversário revolucionando a saúde



Fonte: AVN


Neste último sábado, 16 de abril, a Missão Bairro Adentro completou oito anos da sua criação. Neste mesmo mês em 2003, o governo venezuelano tomou a decisão de implementar um modelo de saúde mais humanista, inicialmente pensado e concebido em Cuba, com foco na atenção integral e preventiva.

Embora tenha havido um piloto com esse espírito, por causa da tragédia de Vargas em 1999, foi em 2003, quando a missão começou a se materializar na Venezuela, através da instalação de consultórios nos bairros populares.

A primeira etapa do Bairro Adentro, naquela época, foi focada na atenção primária para responder às necessidades básicas da população em saúde, partindo da acessibilidade gratuita e sem travas como premissa.

Posteriormente, a necessidade de evoluir para um serviço que englobasse laboratório, diagnóstico e recuperação para as afecções mais complexas resultaram no Bairro Adentro II. Esta segunda fase teve início em 12 de junho de 2005 com os primeiros Centros de Alta Tecnologia (CAT), Centros de Diagnóstico Integral (CDI) e as Salas de Reabilitação Integral.

A seguir veio o Bairro Adentro III, que consiste na modernização da rede hospitalar do país e, diferentemente das missões Bairro Adentro I e II, utiliza a rede de centros de saúde tradicionais para abrir esta terceira fase como um elemento fundamental na composição do Sistema Nacional de Saúde Pública.

Em relação à quarta etapa, o objetivo fundamental é a construção de centros de assistência médica em áreas especiais de atendimento onde há déficit, como o Hospital Cardiológico Infantil Gilberto Rodriguez Ochoa, inaugurado pelo presidente Hugo Chávez em 20 de agosto de 2006. Inicialmente, se propõe a construção de 15 novos hospitais altamente especializados em todo o país, incluindo um especializado em cardiologia para adulto.

Em abril de 2010, quando esta bandeira da Revolução Bolivariana completou seu sétimo aniversário flamejando, os números eram os seguintes: 6.711 novas clínicas populares, 503 Centros de Diagnóstico Integral, 545 Salas de Reabilitação Integral e 21 Centros de Alta Tecnologia.

Fonte: http://avn.info.ve/node/53631