"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


terça-feira, 29 de maio de 2012

Assim como no Massacre da União Patriótica: paramilitares ameaçam integrantes da Marcha Patriótica

Caracas, 15 de maio de 2012, Tribuna Popular (TP) – Diversas organizações integrantes da Marcha Patriótica, um novo movimento político de esquerda, foram ameaçados pelos paramilitares autodenominados “Águias Negras” através de uma carta dirigida ao presidente do sindicato agrário Fensuagro, Alirio Garcia. A mensagem, carregada de insultos e datada do mês de maio em Cundinamarca declara como “objetivo militar” as direções de doze organizações que acusa de “financiadas pela guerrilha para o trabalho junto à população e a construção de um novo movimento”.


Também tacha estas organizações como membros da União Patriótica (UP), um partido de esquerda nascido nos anos oitenta do século passado e que desapareceu após os assassinatos sistemáticos de milhares de seus integrantes por forças de segurança do Estado e paramilitares.

As organizações ameaçadas são o sindicato Fensuagro, a Associação Camponesa dos Desplazados (“sem-terra”) – Asocamde, a Coordenação Nacional dos Desplazados – CND, a Associação Nacional de Desplazados da Colômbia – Andescol, a Coordenação Nacional de Organizações Agrárias e Populares – Conap, o Reiniciar (organização dedicada à defesa dos direitos humanos).

Também a Mesa (Coordenadoria) Ampla Nacional Estudantil – Mane, Funhascol, a Associação Nacional de Ajuda Solidária – Andas, a Mesa Nacional de Vítimas, a Casa de Amizade com a Venezuela e a Federação Nacional Sindical Nova Liderança Camponesa.

Os “Águias Negras” advertem aos ameaçados que “lhes restam poucos dias para abandonar a cidade” e os acusa de ser “destacamentos avançados da guerrilha nas cidades”.

A carta, à qual teve acesso a agência de notícias Efe, está assinada pelo “Bloco Capital DC” e seus autores acusam a suas vítimas de estar “sublevando as comunidades para que reclamem seus supostos direitos, suas terras e demais supostos benefícios por ser sem-terra ou vítimas do Estado”.

Afirma também que “estão abusando da enorme boa-vontade” do presidente Juan Manuel Santos.

A Marcha Patriótica veio à luz em Bogotá no abril passado com uma grande manifestação pacífica que percorreu as ruas desta capital e congregou milhares de pessoas vindas de todo o país.

Trata-se de um movimento que tende a ocupar o espaço político deixado pelo União Patriótica e que, junto ao Pólo Democrático Alternativo (PDA), se constitui na única oposição ao governo de Unidade Nacional do presidente Santos.

Os “Águias Negras” encerram a carta com o desejo de “acabar logo com esta praga que é a UP para a Colômbia”.

Estas ameaças se somam a dois casos de rapto e outros de assassinatos de integrantes da Marcha Patriótica desde sua apresentação oficial em abril, segundo denunciaram seus integrantes.

Fonte: Rede Diário Digital

http://www.pcv-venezuela.org/index.php?option=com_content&view=article&id=1408:tal-como-en-la-masacre-de-union-patriotica-paramilitares-amenazan-a-integrantes-de-marcha-patriotica&catid=29:colombia&Itemid=23

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)