"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sexta-feira, 25 de maio de 2012

LANÇAMENTO AGENDA COLÔMBIA-BRASIL NO RIO E APRESENTAÇÃO DA MARCHA PATRIÓTICA

A Agenda Colômbia-Brasil-Rio de Janeiro com o apoio da Casa da América Latina, Central de movimentos Populares, Centro Brasileiro de Solidariedade dos Povos, Coletivo Socialismo e liberdade – CSOL/PSOL, Comité pro-Conselho Patriótico da Colômbia no Brasil, Grupo Tortura Nunca Mais, Instituto de Advogados Brasileiros, Mandato do Vereador Renatinho PSOL-Niterói, Movimento dos Trabalhadores Desempregados, Movimento Nacional de Luta pela Moradia, Movimento Sem Terra, Partido Comunista Brasileiro, Partido Socialismo e Liberdade – Niterói, União da Juventude Comunista, Sindicato ADUFRJ, e Visão da Favela Brasil.

Convidamos ao lançamento da Agenda Colômbia-Brasil e a apresentação do movimento Marcha Patriótica da Colômbia, na quarta feira 30 de maio no Centro Cultural do IAB - Rua Teixeira de Freitas nº5, sala 301, Lapa.

18:00 – 18:20h vídeos sobre a Marcha Patriótica

18:20 – 19:30h apresentação da Agenda e da Marcha

19:30 – 20:00h Pronunciamento das organizações que apoiam a Agenda Colômbia-Brasil

20:00 – 20:30h ato artístico

É urgente a solidariedade internacional com o povo colombiano que sofre terrorismo de Estado: 5 milhões de pessoas desterradas forçadamente, 9.500 presos políticos, 250.000 desaparecidos, o 60% de sindicalistas assassinados no mundo, ferramenta paramilitar do Estado e as transnacionais.



O QUÉ É AGENDA COLÔMBIA-BRASIL
É um espaço social e político que busca dar visibilidade à realidade colombiana e gerar solidariedade do povo brasileiro aos movimentos da sociedade civil e organizações políticas democráticas colombianas.

Como organização não é partidária, é autônoma, horizontal, prima pela equidade de gênero, a direção coletiva e a formação permanente.

Acredita e trabalha pela construção da solidariedade entre os povos, principalmente dos povos da América Latina. Luta contra o imperialismo, a militarização e a violação aos direitos humanos; e a favor da livre determinação dos povos, a paz no mundo, a justiça social, a superação da impunidade, o resgate e a preservação da memória, e em especial pela superação do povo colombiano de sua grave situação social e política.

Seu objetivo é criar solidariedade nas organizações sociais e políticas do povo brasileiro ao povo colombiano para apoiar as lutas das colombianas e dos colombianos. E no reconhecimento de seus direitos humanos, na superação da impunidade, na solução política ao conflito armado com uma paz real e duradoura, na construção de justiça social.

Mas também é fundamental para que as organizações na Colômbia conheçam os processo de luta no Brasil, e começar a articular uma agenda comum.

Apoie, milite, divulgue:

Agenda Colômbia-Brasil!

A solidariedade é dos povos!



O QUE É MARCHA PATRIÓTICA

Na crítica situação do conflito social, político e armado da Colômbia; as classes dominantes tem provocado uma situação de pauperização para a grande maioria do povo trabalhador, que sofre o pago da dívida externa, a exploração do território pelo capital transnacional, o desenvolvimento do narcotráfico, o deslocamento forçado, além de condições de desemprego, déficit de moradia, privatização da educação, precários serviços da saúde, e as diversas formas de repressão: desaparição forçada, o mal chamado “falsos positivos”, o assassinato sistemático, a criminalização da protesta, etc. Surge a Marcha Patriótica desde o ano 2010, articulando organizações sociais (de camponeses, urbanas, sindicais, culturais, de jovens, de género, étnicas, etc) na luta por continuar com o sonho do libertador Simon Bolívar em uma segunda e definitiva independência da Colômbia e de toda pátria grande.

Nestes dois anos a Marcha Patriótica logra a unidade de mais de 1700 organizações que tem muito tempo em luta e que se unem agora pela superação do capitalismo; assim, fez seu lançamento como Movimento Político os dias 21,22 e 23 de abril de 2012 onde participaram mais de 80 mil colombianos e colombianas com o respaldo de organizações dos povos irmãos da América Latina, da Austrália, Europa, e América do Norte.

O caminho continua na construção dos conselhos patrióticos, sendo fundamental o acompanhamento e a solidariedade para que não se repita a história de extermínio às alternativas da esquerda na Colômbia.

¡A marchar pela solução política!

¡A marchar pela soberania e a integração dos povos!

¡A marchar pela unidade popular pela Segunda e definitiva independência!



POR QUE ORGANIZAR A AGENDA COLÔMBIA-BRASIL NO RIO DE JANEIRO?

No Rio de Janeiro, assistimos tanto à cooptação de alguns setores sociais quanto a resistência de outros – que também sofrem com intervenções repressivas. Os que resistem denunciam o modelo de desenvolvimento em curso no Brasil, cujo Estado se articula abertamente ao empresariado, brasileiro e internacional, na garantia do lucro em detrimento da resposta às necessidades concretas de moradia, educação, saúde, acesso à transporte. Ao contrário, se implementam diversas formas de privatização das políticas públicas e giram-se enormes montantes de dinheiro para o empreendimento dos mega eventos que o Rio de Janeiro sediará nos próximos anos, como o Rio +20, as Olimpíadas e a Copa do Mundo.

É evidente que a situação de nossos países mesmo com suas particularidades obedece a uma dinâmica mundial do capitalismo, por isso sentimos a necessidade concreta de lançar a Agenda Colômbia-Brasil no Rio de Janeiro, na tentativa de aglutinar setores no país e na cidade que sejam solidários à situação de extrema violência a que está submetido os povos colombiano e brasileiro e, desse modo, contribuir em seu processo de resistência e de construção de poder popular por meio da Marcha Patriótica e outros processos, que certamente precisarão do mais amplo apoio e articulação internacional, e que é claro, dada sua posição geoestratégica, seu avanço na luta será um avanço da nossa América Latina toda pela verdadeira democracia e pela paz com justiça social.