"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quinta-feira, 24 de maio de 2012

Irlanda do Norte apoia a paz na Colômbia.

Uma delegação colombiana, integrada pelo congressista Iván Cepeda Castro, a presidenta de ASFAMIPAZ, Marleny Orjuela e o diretor de VOZ, Carlos A. Lozano Guillén se reuniu em Belfast, na segunda-feira 21 de maio, com os representantes de todos os partidos políticos representados no Parlamento da Irlanda do Norte, para os quais expôs a situação colombiana e lhes solicitou o apoio para a busca da paz e solução política dialogada do conflito. O compromisso foi unânime. “Sem pretender que existam modelos ou cópias para imitar, é importante o apoio do Norte da Irlanda, onde se realizou um acordo de paz que trouxe a paz e a reconciliação entre os irlandeses”, disse Carlos Lozano.


Nos próximos meses, uma delegação de partidos irlandeses visitará a Colômbia para estabelecer contatos com o Governo Nacional e a sociedade civil. “Temos muito que aprender do processo irlandês que logrou a paz entre forças que pareciam irreconciliáveis”, assinalou Iván Cepeda.

Posteriormente, a delegação colombiana se reuniu com o primeiro-ministro Peter Robinson e o vice-primeiro-ministro Martin McGuinness do Partido de Sinn Fein. Foi um encontro cálido e amistoso em que se intercambiaram opiniões sobre a paz na Irlanda e a necessidade de que na Colômbia se abra um cenário de diálogo para buscá-la, disseram os colombianos. A delegação colombiana esteve acompanhada de Mariela Kohon, diretora de Justice for Colombia, ONG que organizou a visita.

Na terça-feira 22 de maio vão a Dublin e na quarta-feira 23 estarão em Londres, onde serão recebidos na chancelaria, por parlamentares trabalhistas e sindicalistas.