"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sábado, 12 de abril de 2008

As Notas de ANNCOL

Os argumentos que foram expostos a partir dos assassinatos e desaparecimentos dos sindicalistas, passando pela grave situação dos Direitos Humanos na Colômbia e até a perda de empregos dos cidadãos estadunidenses.

Juan Carlos Vallejo*

Peneiras no sol da narcodemocracia colombiana

A poderosa e influente Federação Americana de Trabalho e o Congresso de Organizações Industriais, mais conhecidas por suas siglas em inglês, AFL-CIO, que tem entre suas filas mais de 10 milhões de trabalhadores, Ativaram uma campanha a nível nacional e internacional para se opor à aprovação de Tratado de Livre Comércio entre os Estados Unidos e a Colômbia. Os argumentos que são expostos vão desde assasinatos e desaparicimento dos sindicalistas, passando por uma grave situação de Direitos Humanos e até a perda de empregos dos cidadãos estadunidenses. Mas a novidade é que tem tido mais eco entre os membros do congresso e grupos de pressão cidadã os estreitos vínculos com o narcotráfico e com o paramilitarismo do narco-presidente Uribe e membros do narco-congresso colombiano. Ninguém esperava tantos e tão bons resultados da campanha em tão pouco tempo, pois até congressistas republicanos estão tomando nota disso.

Vendida a Al-Jazirah?

O rumor vinha de muito tempo atrás: a CIA estava desesperadamente buscando a forma de comprar o canal independente, com sede em Doha, Qatar, para silenciá-lo. Depois que as grandes corporações midiáticas estadunidenses, propriedade do complexo industrial militar, como Boeing e General Electric, fracassaram em suas tentativas de livrar-se do incômodo canal, a CIA resolveu criar uma empresa de fachada com a participação de vários “aliados” árabes. Ao que parece a transação havia se mantido em um completo segredo até que os exigentes telespectadores árabes começaram a notar uma progressiva deterioração na programação, na cobertura e no conteúdo da informação. Um detalhe que chamou muito a atenção, foi o lançamento da Al Jazirah em inglês e nos canais oferecidos pelas empresas de televisão a cabo nos Estados Unidos. Pois não se podia entender que enquanto se fechavam as portas para a Telesur da Veneuzuela, se permitia a entrada sem contratempos da Al- Jazirah nos lares estadunidenses.

Jogaram com Ingrid (Esperem noticía exclusiva)

O papelão montado pelo narco-governo colombiano e direitista presidente francês, Nicolas Sarkozy, não tinha outro motivo senão o de tirar proveito político no meio da tempestade. Para o narco-presidente colombiano era de vital urgência mandar uma mensagem a Washington de seus “esforços humanitários” pela liberação dos civis retidos e prisioneiros de guerra em poder das FARC-EP, pois ele tinha que apagar a todo custo a imagem de insensível e violador dos direitos humanos que tem nos setores democratas dos Estados Unidos. Ainda mais quando Bush havia advertido que, em uma medida desesperada, lançaria ao congresso estadunidense, sob a consígnia da Segurança Nacional, a aprovação do TLC. Para o presidente francês, era de suma importância desviar a atenção para Ingrid, quando havia tomado a decisão de enviar mil soldados ao Afeganistão, rompendo com a tradicional oposição francesa a participar das loucuras bélicas de Bush. Sarkozy esperava que a esquerda na França perdoasse isso em troca da libertação de Ingrid. Mas as coisas não saíram como o planejado nem para Uribe, nem para Sarkozy. Não contavam que as FARC-EP tinha uma carta na manga, e ao sair com ela por outro lugar, Uribe e Sarkozy se queimaram.

Não é estranho o silêncio da Fiscalía e da Procuradoria


Sem parar, seguem chegando queixas sobre os serviços da “Lei de Justiça e Paz” em Medellín. O problema já não é mais apenas as senhoras Rocio Pineda e Patrícia Buriticá, mas extendeu-se a outras funcionárias de menores cargos. O que não é estranho é o silêncio da Fiscalía e da Procuradoria para tomar partido no assunto. Há muitos interesses por trás.


Evo, o ingênuo


O presidente boliviano se passa de ingênuo. Agora diz que chama a Igreja Católica, abençoadora de armas, para que “dialogue” com os prefeitos que impulsionam o referendo para partir para a Bolívia em mil pedaços. A Igreja Católica “mediadora”? Se é ela quem apadrinhou o latrocínio infame do povo latino-americano. Se é ela também parte do problema e esteve também por trás dos levantes nas regiões separatistas. O problema de Evo Morales não é somente sua ingenuidade, mas também seu vice-presidente, Álvaro Garcia Linera. Foi ele quem deu status aos movimentos separatistas e que freou as ações do povo boliviano em defesa do presidente Morales. A Igreja Católica vai é complicar mais a vida de Evo e do povo da Bolívia. Isso é como ter um problema com Ali Babá e chamar um dos seus 40 de “mediador”.


Feliz aniversário Colômbia!


Ou melhor, “Happy birthday, happy birthday to you”, pois é tanta sua genoflexão que só se entende em inglês.
Te desejo um feliz aniversário. Já são 60 anos matanto-te, sangrando-te, expoliando-te, explorando-te, submetendo-te. Com a guerra civil mais antiga do planeta. A oligarquia mais corrupta, assassina, racista e vende-pátrias do mundo inteiro. Com a Igreja Católica benzedora de armas, traficantes da fé, decrepta, elitista. E seus fabulosos meios de comunicação, “objetivos” e “imparciais”. E seu setor privado “justo”, “gerador de emprego” e “respeitoso aos sindicatos”.

Celebre pois, feliz com seus carrascos, seus paramilitares, seus mafiosos e suas putas modelos pré-pago, que são uma maravilha.

E que cumpra muitos mais... Bela narco-democracia!

==============

*Escritor e analista político internacional.