"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


terça-feira, 15 de abril de 2008

Estão nos preparando para a morte de Ingrid?



Miguel Suárez */Rádio Café Stéreo

Uma situação muito estranha está sendo configurada pela oligarquia colombiana em torno dos prisioneiros em poder das Farc-EP, especialmente em torno de Ingrid Betancourt. Situação que dá a sensação de que Uribe esta acostumando o povo colombiano e o mundo à morte de Ingrid Betancourt, deixando a impressão de que eles, os mafiosos que governam a Colômbia, têm feito tudo pela sua libertação, quando o que realmente tem feito é obstruir todas as tentativas de libertação que mostraram algum êxito.

Já faz umas três semanas que o governo mafioso, se valendo de seus meios de desinformação, começou uma campanha muito sutil falando da saúde de Ingrid Betancourt que, segundo eles, se deteriorava.

Quando esta campanha começava a tomar força, Uribe lançou repentinamente sua “nova” velha proposta de troca, onde ofereceu 100 milhões de dólares para os guerrilheiros que desertassem e entregassem os retidos adivinhem à quem, segundo o diário da família Santos, el Tiempo?

O chefe mafioso Álvaro Uribe Vélez disse, num conselho comunitário em San José del Guaviare, que os “Guerrilheiros que entregarem seqüestrados seriam recebidos pela França”, afirmação que colocaria o governo francês ao lado dos mafiosos que governam a Colômbia, fomentando a desconfiança sobre as intenções de mediação francesas logo quando soube-se que, depois do assassinato do comandante Raúl Reyes, um de seus delegados informou ao governo fascista sobre as conversações com Raúl Reyes, informação que, como se especulou, levou ao assassinato do comandante.

Segundo o meio de desinformação, Uribe disse em Guaviare que o “tema já foi conversado com o Governo da França”. Em seguida estes mesmos meios de desinformação entrevistaram maliciosamente funcionários franceses, lhes mostrando só uma parte da “nova” fórmula, que foi elogiada por estes.

As informações dos meios de desinformação, citando fontes gasosas, seguiram apresentando informações sobre o que, segundo eles, configurava o estado de saúde crítico de Ingrid Betancort.

O meio de desinformação El Tiempo apresentou uma entrevista com um testemunho não identificado que assegurava ter sido testemunho de que outro tinha sido testemunho de uma conversa com Ingrid e, em poucos minutos, inteirou-se de que esta sofria várias enfermidades, apesar de que, segundo o costumeiro artigo, ela não lhe falou, só lhe sorriu.

O mesmo El Tiempo, dias atrás, apresentou outro artigo sobre o mesmo tema, dizendo que circulavam rumores de que Ingrid estava doente, chegando ao cúmulo do cinismo onde, primeiro criaram o rumor, de tanto repeti-lo transformam-lhe em verdade e, logo, lavam suas mãos dizendo que “circulam rumores”.

Segundo o diário da família Santos, “O padre Manuel Mancera confirmou que Ingrid esteve no posto de saúde de El Capricho, em que pese que o médico que prestava seu serviço ali, Andrés Mauricio Teherán, tenha negado ter lhe atendido”.

O mesmo sacerdote, se fazendo de importante, disse, segundo o artigo, que as Farc o chamaram para uma reunião, mas não contou nem o que falou, nem com quem falou e se deu lustre, tratando de mostrar-se importante, dizendo que as Farc tinham lhe anunciado com antecipação onde libertariam Clara Rojas e que, seguramente, fariam o mesmo no caso de Ingrid.

Segundo a novela, Ingrid Betancourt teria quase todas as enfermidades possíveis, estando afetada por uma hepatite B, leishmaniose, insuficiência cardíaca, por não comer estaria desnutrida, está com gastrite crônica, com refluxo do esôfago, paludismo falciparun e paludismo vivax, reto irritado, dor aguda no hipocôndrio direito, hepatomegalia, etc, etc.

Segundo a montagem, todas estas enfermidades seriam curadas pelos magos médicos franceses em menos de um dia e os guerrilheiros, segundo o general Padilla, deveriam levar Ingrid a uma base militar onde, seguramente, segundo a novela, seriam “amavelmente atendidos”.

O meio de desinformação Caracol, denominado “Paracol” pelo povo colombiano, dada sua posição à serviço da guerra, publicou outro artigo baseado numa fonte não identificável dizendo que: carregada pela guerrilha para um acampamento temporário "Ingrid chegou numa maca improvisada coberta com um plástico. Só se podia observar seus olhos e movia a cabeça de um lado para outro com um olhar perdido".

Tratando de deixar a impressão de que os guerrilheiros estavam desesperados com Ingrid levada, em péssimas condições, de centro de saúde em centro de saúde.

A “Paracol” e seus denodados jornalistas nunca esclareceram como fez sua fonte para saber que quem estava debaixo do “Plástico” era Ingrid Betancourt.

O êxtase chega ao máximo quando o meio de desinformação RCN, em seu programa “la Noche”, dirigido por uma muito questionada “jornalista” apresentou uma entrevista, feita à partir de um quartel militar, com um suposto guerrilheiro de nome Norberto Une que, segundo eles, era quem guardava Ingrid enquanto viajava ao Caguan.

Não sei se o governo francês esta implicado conscientemente nesta novela ou se está sendo utilizado por Uribe, mas dá muito que pensar a repentina aparição do avião hospital que chegou na Colômbia sem saber para onde ir nem a quem ia atender e sem ter feito nenhum contato com as Farc-EP.

Parece que o governo francês não tem memória e se esqueceu muito rapidamente a novela que Uribe lhes montou em 2003, quando um “suposto” guerrilheiro foi direto dos acampamentos farianos ao presidente para lhe contar que Ingrid estava gravemente enferma e que a entregariam, porque estavam, além disso, temerosos de uma intervenção das forças de ocupação.

Não se lembram da novela Uribista que bloqueou os, naquele momento, avançados acordos entre a França e as Farc para libertar Ingrid, causando um atrito entre o governo francês e o brasileiro, quando aqueles, clandestinamente, colocaram no Brasil um avião Hércules para resgatar a uma Ingrid que nunca chegou, porque tudo foi uma novela onde Uribe utilizou à família de Ingrid?

Toda esta parafernália criada pelo governo com a ajuda de meios de desinformação como el Tiempo, RCN y Paracol, parece estar abrindo o caminho para que, no caso de Ingrid Betancourt ser assassinada pelas bombas inteligentes da oligarquia colombiana, a culpa de sua morte seja adjudicada à guerrilha.
Vai nesta direção o governo de Nicolas Sarkozy, numa mensagem televisada dirigida ao chefe das FARC, Manuel Marulanda, que responsabiliza à guerrilha da eventual morte de Ingrid Betancourt e, se somando ao macabro jogo de Uribe, anunciou o envio de outra delegação para entrevista com as Farc, sabendo, como eles sabem, que depois do assassinato do comandante Raúl Reyes, as Farc não designaram nenhuma substituição neste sentido.

O risco de que Ingrid Betancort morra numa das “localizações humanitárias” de Uribe aumenta devido aos intensos bombardeios que eles vem realizando contra os sítios onde presumem que se encontram os retidos, contrariando o que disse Uribe em público, de que cessaram os ataques e que chamara as organizações humanitárias para que a libertem.

Os bombardeios da aviação da oligarquia colombiana segundo se reporta da Colômbia, tomaram uma intensidade pouco usual, por casualidade depois de propagada pelos meios de desinformação a história de que Ingrid Betancourt está enferma, depois do anuncio da “nova” proposta uribista e quando tomava força a fórmula do ex-senador Luis Eladio Pérez para a troca de prisioneiros.

Além disto, os bombardeios são ocultados pela imprensa colombiana que, como no caso de Toribio, departamento de Cauca, chega ao extremo de atribuí-los às Farc, assim como o deslocamento de camponeses.

Em Toribio disseram que os camponeses estavam sendo deslocados pela guerrilha que os bombardeava, numa mentira que cai pelo seu próprio peso já que, primeiro, a guerrilha não seria tão torpe em cumprir a missão que o império impôs ao exército da oligarquia colombiana de asilar esta do povo, no que se conhece como tirar a água do peixe; segundo, basta ver nas fotos as tremendas crateras abertas pelas bombas da segurança democrática, as quais recordam as crateras deixadas pelos bombardeios no Equador.

Recordo agora as novelas que nos apresentaram os meios de desinformação, como RCN, Caracol e el Tiempo, quando falavam da crítica situação de saúde do ex-senador Gechem Turbay, de quem diziam ter sofrido vários infartos cardíacos e que se arrastava no lamaçal porque não podia caminhar, mas que, no entanto, no dia da liberação, o vimos de mochila nas costas correndo até o helicóptero que ia tirá-lo da Colômbia.

Em meio a toda esta novela chamou de ultima hora, a senadora Piedad Córdoba, a qual saiu precipitadamente do congresso para comparecer na embaixada da França, onde fora marcado um encontro, talvez buscando que ela os contatasse com alguém das Farc, mas ela não aceitou participar nesta novela.

Então, recorreram ao presidente Chávez, a quem pediram para contatar com Iván Márquez. Ao que respondeu o presidente Chávez, de uma maneira muito acertada, dizendo que "Eu não posso convocar a Márquez de novo ou lhe enviar um emissário para que por detrás venham as bombas. A confiança foi totalmente perdida".

Então, se não tinham contato com as Farc, para que veio essa “missão humanitária” a Colômbia? Quem os ludibriou nessa aventura que, além do mais, esta colocando o governo francês ao lado da morte?

O que buscam com toda esta parafernália? Criar as condições para que Uribe tenha justificação para liberar aos 500 guerrilheiros exigidos pelas Farc?
Ou plantar a idéia de que eles têm feito tudo pela liberação dos retidos e, assim, lavar as suas mãos ante uma eventual morte destes, incluída Ingrid, nos bombardeios humanitários de Uribe?

À primeira opção, tendo em conta o ódio visceral de Uribe e da máfia contra as Farc, não lhe dou nem um por cento de probabilidade, mas à segunda, conhecedor da sede de sangue desta máfia, dou-lhe mais do que 90 por cento de probabilidade. Estão preparando o ambiente para a morte dos prisioneiros em poder das Farc.

O governo francês deve deixar claro seu papel nesta novela uribista, a não ser que esteja conscientemente implicado nesta montagem e esteja lavando as suas mãos com seu avião, para após o assassinato de Ingrid dizer: “Fizemos tudo o que podíamos”

*Diretor da Radio Café Stéreo