"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sábado, 12 de abril de 2008

Os Bons e os Maus Torturadores do Terrorismo Midiático na Colômbia

Acabo de ler um comunicado da Redresistencia onde o dirigente de esquerda dominicano Narciso Isa Conde foi “entrevistado”[1] e convertido em uma nova vítima do Terrorismo Midiátido colombiano, como também qualificou a conferência em Caracas recente dos donos de meios de comunicação de massa. A emissora colombiana “Radio W”, do Grupo Prisa (El País, Madrid), é um exemplo ilustrativo desse terrorismo.


Dick Emanuelsson


AMÉRICA CENTRAL/ 080409 / A equipe, não digo redação porque mais parece uma equipe de agentes da segurança da época de Pinochet fascista, parece como uma equipe de torturadores. O primeiro, nesse caso o senhor com sobrenome francês (Félix de Bedout) é o torturador que fica com o papel “agressivo” enquanto o “amável” (Julio Sánchez Cristo) fica com o papel do “Torturador Bom”.


Mas os dois tem a mesma meta e o mesmo Padrão: Colocar o entrevistado em um beco sem saída para que não tenha possibilidade de sair sem antes reconhecer ao menos que tem simpatia pelas FARC.


E para reforçar esse “par de patas”, como disse o peruano, aparece a roda solta; Claudia Morales, ex-chefa da oficina de imprensa internacional do palácio presidencial, Uribista e velha, fazendo a pergunta inteligente: “Tem simpatia ou não com as Farc”.


Para esse jornalismo de garagem não existem matizes, tudo é branco ou preto, Uribista ou terrorista. Escritores que escreveram livros sobre temas colombianos ficam perplexos quando estes personagens uribistas acusam o entrevistado de ter ligação com a guerrilha porque “XX, que é publicado na página da Anncol, tem a mesma posição que Você, e como XX é publicado na Anncol automaticamente XX é um guerrilheiro das Farc e logicamente um terrorista pelo qual Você também deve ter vínculos com as Farc. Ou será que Você condena as Farc ou tem simpatia com os terroristas”?


Os que tem um pouco de experiência, sobretudo os jornalistas que jogam truco, não caem tão fácil nessa armadilha, mas gente inocente e “eu-penso-o-melhor-de-todo-mundo” se convertem em uma presa fácil para essa dupla ou trio da “W”.


Isso acontece do lado das pessoas que se atrevem a questionar o poder.


Do outro lado estão os personagens entediadíssimos de “Papas & Mamas” da República que parece que tem Suítes nos edifícios de RCN e Caracol, porque sempre são entrevistados pelos também entediadíssimos Arismendi, Christo, Gussanin & Cia. Se deram conta de como se mudam as vozes dos “Torturadores”? Já não é o povo que está à frente do microfone como se fosse uma corte marcial, mas os donos da Colômbia. Marta Lucía Ramírez, loira e chorona da oligarquia colombiana, mulher triplamente entediada pelo disco mil vezes arranhado, mulher que não pára de falar a não ser que a dêem uma martelada na cabeça. E para falar do Mussolini colombiano, José-Obdulio Gaviria, que com sua voz suavezinha –ao estilo Corleone- em cada frase assassina um sindicalista ou dirigente camponês, acusando-os de organizar marchas contra o esquecimento do Terrorismo de Estado como a Folha da Vida desse senhor e seu Patrão.

Pois aí há um fragmento do Terrorismo Midiático, capítulo colombiano.


Ao povo colombiano cabe a tarefa de numerá-los em uma lista que publicamos anualmente. Mencionamos alguns, mas há muitos mais, pelegos, idiotas úteis, outros mais sérios e perigosos que com sua atividade de “torturadores midiáticos” assassinam colombianos através de suas ‘denúncias’ ou acusações a dedo.


[1] AUDIO: “Narciso Isa Conde, vítima do Terrorismo Midiático”, Por Redresistencia.

http://www.redresistencia.info/index.php?option=com_content&task=view&id=317&Itemid=49