"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quinta-feira, 25 de junho de 2009

Comissão vai investigar mortes e desaparecimentos de indígenas no Peru

O governo peruano acatou a recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Povos Indígenas de criar uma comissão que investigue a morte de 34 pessoas e o desaparecimento de mais de 60 manifestantes na cidade de Bagua, na Amazônia peruana.

A notícia é de Amazonia.org.br, 24-06-2009.
Os crimes aconteceram durante a manifestação indígena contra a exploração de petróleo e minérios na região amazônica do Peru e de leis que tiravam direitos das populações tradicionais.
O anúncio foi feito pela ministra da Justiça do Peru, Rosário Fernández, depois da visita do relator especial da Nações Unidas para os Povos Indígenas, James Anaya. Na ocasião, o relator havia sugerido a criação de uma comissão com a participação da Organização dos Estados Americanos (OEA), da ONU ou de uma organização internacional.

Representantes dos povos indígenas também devem participar da comissão, que visa revisar os processos judiciais contra dirigentes e autoridades indígenas.
Histórico

Desde abril, mais de 30 mil índios vem protestando contra a exploração de petróleo e minérios na Amazônia peruana e contra leis que restringiam seus direitos.
Após um confronto entre indígenas e militares peruanos, ocorrido no começo de junho e que resultou na morte de mais de 30 pessoas, o Congresso do Peru revogou os decretos legislativos 1090 e 1064, que estabeleciam normas para a exploração de recursos naturais e causaram uma série de protestos indígenas na região amazônica do país.

Nos últimos dois anos, o governo centro-direita peruano de Alan García assinou acordos com multinacionais para abrir e explorar a floresta tropical. Em abril, um acordo de 4,1 bilhões de reais foi assinado entre o governo do Peru e a companhia petrolífera anglo-francesa Perenco.
O Peru tem a segunda maior cobertura vegetal do bioma Amazônia, ficando atrás somente do Brasil. Petróleo, gás e madeira são responsáveis por mais de 70% da devastação da floresta.
O governo diz que tais atividades são necessárias para impulsionar o crescimento econômico do país. Os projetos relacionados à exploração da região, que podem transformar o Peru em um exportador de petróleo, vão ao encontro do que está no acordo de livre comércio entre Peru e Estados Unidos.

Os indígenas, no entanto, afirmam que não estão procurando uma proibição geral de projetos. "O que nós queremos é o desenvolvimento dentro de nossa perspectiva", dizem.