"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quinta-feira, 1 de abril de 2010

Farc entregam restos mortais de oficial na Colômbia a missão humanitária

A comissão humanitária da Colômbia recebeu no início da tarde desta quinta-feira (1/04) os restos mortais do oficial do exército Julián Ernesto Guevara, informou o delegado do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), Adolfo Beteta.

Beteta disse que as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) entregaram ao grupo, liderado pela senadora Piedad Córdoba, os restos de Guevara em "algum lugar da zona rural do departamento do Guaviare".

Segundo a agência de notícias espanhola Efe, Beteta informou que não foram registrados problemas durante a operação, e que a demora da chegada do helicóptero com os restos de Guevara se deve a razões técnicas.

O transporte foi feito por um helicóptero fornecido pela FAB (Força Aérea Brasileira), que vai parar no povoado de San José do Guaviare para abastecer, e de lá seguirá para a cidade de Villavicencio, capital do departamento do Meta, 70 quilômetros a sudeste de Bogotá.

Guevara foi capturado pelas Farc, em novembro de 1998, durante um ataque à cidade de Mitú, capital do departamento do Vaupés, na selva colombiana. Segundo a guerrilha, ele morreu de uma doença estranha em janeiro de 2006, aos 41 anos. Desde então sua mãe, Emperatriz de Guevara, pede a devolução do corpo.

O exército colombiano suspendeu suas operações por 36 horas em uma região do sudoeste do país para facilitar a missão humanitária, que está sendo realizada após as libertações do sargento Pablo Emilio Moncayo, na terça-feira (30), e do soldado Josué Daniel Calvo, no domingo passado (28). Os dois eram reféns das Farc.