"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quinta-feira, 1 de abril de 2010

Pablo Emilio Moncayo visitará os presidentes Correa, Chávez e Lula Da Silva

O militar colombiano Pablo Emilio Moncayo, liberado pelas FARC depois de mais de doze anos de cativeiro, planeja agradecer pessoalmente aos presidentes do Brasil, Equador e Venezuela os esforços feitos a favor de sua liberação.

"Visitaremos o presidente venezuelano Hugo Chávez, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente Rafael Correa de Equador. Creio que é um dever por todo o trabalho que fizeram", declarou o professor Gustavo Moncayo (foto), padre do militar liberado.

O professor Moncayo disse que a idéia é que Pablo Emilio tome umas férias e também viaje a saudar a esses presidentes por todo esse trabalho que eles realizaram em favor de sua liberação.

Moncayo foi vencido em combate e capturado em 21 de dezembro de 1997 quando tinha 19 anos.

Sua liberação por parte das FARC, que o entregou na Terça-feira a uma missão Humanitária integrada pela Senadora Piedad Córdoba e delegados do Comitê Internacional da Cruz Vermelha e da Igreja Católica colombiana, será a última feita de maneira unilateral, anunciou essa organização guerrilheira.

Após entrega de Moncayo, as FARC propuseram ao governo do presidente Uribe empreender um Intercambio entre os 21 prisioneiros de guerra que ainda estão no seu poder e uns 500 guerrilheiros presos nos cárceres colombianos e dos EUA.