"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O império por dentro (Segunda parte)

Por Fidel Castro

Na Reflexão de ontem aparece um parágrafo chave extraído do livro de Woodward: "Um segredo importante que nunca tinha sido reportado nos meios de comunicação nem em nenhuma outra parte era a existência de um exército clandestino de 3 mil homens no Afeganistão, cujo objetivo era matar ou capturar os talibãs e ocasionalmente entrar nas zonas tribais para pacificá-las e obter apoio."

Tal exército, criado e dirigido pela Agência Central de Inteligência (CIA), treinado e organizado como "força especial", foi integrado sobre bases tribais, sociais, antirreligiosas e antipatrióticas; sua missão é a perseguição e a eliminação física de guerrilheiros talibãs e outros afegãos, qualificados como extremistas muçulmanos. Nada têm a ver com a Al Qaeda e Bin Laden, um saudita recrutado e financiado pela CIA para lutar contra os soviéticos quando suas tropas ocuparam o Afeganistão. Quando o vice-presidente Biden viajou a Cabul, no começo de 2009, David Mckiernan, chefe das tropas dos Estados Unidos no Afeganistão, disse-lhe, ao ser por este perguntado sobre a Al Qaeda: "que não tinha visto nem um só árabe em dois anos ali".

Apesar da relativamente breve e efêmera importância que os principais meios internacionais de imprensa deram às “guerras de Obama", estes, não deixaram de dar esta reveladora noticia.

O governo dos Estados Unidos estava diante de um problema insolúvel. Em uma das últimas reuniões do Conselho de Segurança Nacional durante a presidência de Bush, foi aprovado um informe em que se afirmava: "que os Estados Unidos não poderiam manter-se no Afeganistão a menos que fossem resolvidos três grandes problemas: melhorar a governabilidade, diminuir a corrupção e eliminar os santuários dos talibãs..."

Poderia acrescentar-se que o problema é mais grave se se tomam em conta os compromissos políticos e militares dos Estados Unidos com o Paquistão, um país dotado de armas nucleares, cuja estabilidade em meio de tensos equilíbrios de caráter étnico, tinha sido afetada pela aventureira guerra de Bush no Afeganistão. Centenas de quilômetros de fronteira montanhosa, com populações da mesma origem que estão sendo atacadas e massacradas por aviões sem piloto, são compartilhados pelo Paquistão e o Afeganistão. As tropas da Otan, cuja moral decresce dia a dia, não poderão ganhar esta guerra.

Sem enormes quantidades de combustível, alimentos e munições, nenhum exército pode movimentar-se. A própria luta dos afegãos e paquistaneses, de um e outro lado da fronteira, descobriu o ponto débil das sofisticadas tropas dos Estados Unidos e da Europa. As longas rotas de abastecimento estão sendo convertidas em cemitério dos enormes caminhões e cisternas destinados a essa tarefa. Os aviões sem piloto, as comunicações mais modernas, as sofisticadas armas convencionais, radio-elétricas e até as nucleares, sobram.

Mas o problema é muito mais grave que o que estas linhas expressam.

Sigamos, porém, adiante, com a síntese do espetacular livro de Woodward.

"Capítulo 8

"Jack Keane, general aposentado muito próximo a Hillary Clinton, chamou-lhe a atenção para o fato de que a estratégia seguida no Afeganistão era incorreta, que o elevado número de vítimas no ia pôr fim à insurgência, que isto tinha o efeito contrário, que a única saída era uma ofensiva contra-insurgente intensiva para proteger os afegãos. McKiernan não estava interagindo com os governadores das províncias. Keane lhe disse que se recorria muito à luta antiterrorista e a estratégia contra-insurgente não marchava paralelamente.

"Keane lhe propôs substituir McKiernan pelo tenente-general Lloyd Austin III, segundo no comando no Iraque; e também propôs McChrystal, agregando que este era, sem dúvidas, o melhor candidato.

"McChrystal tinha organizado boas campanhas antiterroristas no Iraque, mas os êxitos táticos não se traduziam em vitórias estratégicas. É por isso que a contra-insurgência era necessária.

"Capítulo 9

"Na audiência de confirmação de Leon Panetta como diretor da CIA diante do Comitê de Inteligência do Senado, este afirmou que a Agência já não enviaria os supostos terroristas a outro país para que fossem torturados, porque isto estava proibido segundo as ordens executivas do novo presidente. Ele declarou que tinha a suspeita de que a CIA enviava pessoas a outros países para que fossem interrogadas utilizando técnicas que ‘violavam nossas normas’.

"Hayden o estava observando pela televisão e se perguntava, chateado, se Panetta tinha ignorado a conversação que ambos tinham feito no mês anterior. Hayden contactou Jeff Smith, ex-assessor geral da CIA, que estava ajudando na transição entre Hayden e Panetta e o ameaçou dizendo: ‘Ou bem ele retira o que foi dito em seu testemunho público amanhã, ou teremos o espetáculo em que o atual director da CIA dirá ao futuro diretor da CIA que não sabe do que está falando’. Hayden disse que o expressaria publicamente e que isso não ia beneficiar ninguém. No dia seguinte foi o senador Kit Bond, de Missouri, o chefe republicano do Comitê de Inteligência, quem perguntou a Panetta se ele se retratava do que havia dito no dia anterior e Panetta disse que sim.

"Posteriormente Hayden se reuniu com Panetta e lhe disse que tinha leído sus escritos, onde dizia que o governo de Bush havia selecionado a melhor informação de inteligência para alegar a existência de armas de destruição em massa no Iraque. Panetta tinha culpado disso uma unidade especial do Pentágono criada por Rumsfeld. Panetta respondeu que não era certo, que tinha sido um erro deles, e aceitou que havia ocorrido nesse caso um catastrófico erro de inteligência na agência da qual ia ser diretor.

"Em 13 de fevereiro o presidente se reuniu novamente com o Conselho de Segurança Nacional para discutir quatro opções para o deslocamento de tropas para o Afeganistão.

"1. Decidir somente depois de definir uma estratégia.

"2. Enviar de imediato 17 mil efetivos.

"3. Enviar os 17 mil mas em duas partes.

"4. Enviar 27 mil, com o que se daría cumprimento à solicitação do general McKiernan.

"Clinton, Gates, Mullen e Petraeus apoiaram o envio dos 17 mil de imediato. Esta também foi a recomendação de Jones. Richard Holbrooke, em um video de segurança, advertiu que 44 anos atrás o presidente Johnson debatia o mesmo com seus assessores para o caso do Vietnã. ‘Não se pode esquecer a história’, agregou. O Vietnã nos tinha ensinado que as guerrilhas ganham em uma situação de impasse, e que portanto ele apoiava o envio dos 17 mil. Obama finalmente notificou ao Pentágono que tinha decidido enviar 17 mil.

"Capítulo 10

"O objetivo para o governo de Obama estava claro: desmantelar e finalmente derrotar a Al Qaeda e seus aliados extremistas, suas estruturas de apoio e seus santuários no Paquistão e evitar seu regresso ao Paquistão ou Afeganistão. Jones, Gates e Mullen se perguntavam se podiam confiar nos paquistaneses. Biden propunha reforçar as operações anti-terroristas e concentrar-se na Al Qaeda e no Paquistão. Obama perguntou se o envio de 17 mil efetivos e posteriormente mais 4 mil fariam a diferença e a resposta foi que sim. Obama perguntou quanto custaria esta operação e a resposta foi que não se sabia, que isto era só um estudo e que não tinha sido feito um cálculo do orçamento, mas que o custo de colocar um soldado estadunidense no Afeganistão, incluídos os pagamentos como veterano de guerra, o seguro de saúde, o custo da atenção a seus familiares, a alimentação e o armamento, ascendia a aproximadamente 25 mil dólares ao ano. O custo de um soldado afegão no terreno ascendia a uns 12 mil dólares. Mais tarde Obama confirmou que o Paquistão seria o centro de qualquer nova estratégia.

"Em uma reunião com o Conselho de Segurança Nacional, Obama disse que esperava contar durante ao menos dois anos com o apoio popular para sua estratégia. Biden expressou que a sorte estava lançada, ainda que fazendo notar que divergia, mas assegurou que apoiaria a estrategia do presidente.

"Capítulo 11

"Petraeus se mostrava preocupado. Preocupava-o tornar-se a vítima de seus êxitos anteriores no Iraque. Provavelmente uma contra-insurgência não era a estratégia correta no Afeganistão, mas Petraeus havia atribuído a um grupo de experts em operações e atividades de inteligêncioa que tinham uma opinião contrária a tarefa de estudar o tema. Parecia que o presidente não tinha aceitado seus argumentos a favor de uma operação contra-insurgente. O presidente anunciou em um discurso sua estratégia de desmantelar e derrotar a Al Qaeda. Um editorial do diário The Washington Post elogiou o plano com o seguinte título: ‘O preço do Realismo’. O discurso surpreendeu alguns. O presidente tinha feito pessoalmente mudanças no texto. Obama não tinha se comprometido totalmente com o envio de todas as tropas solicitadas pelo exército. Obama disse que analisaria a questão novamente depois das eleições no Afeganistão.

"O secretário da Defesa Gates parecia estar à vontade com a decisão: Dois dias depois declarou que não via a necessidade de pedir mais tropas ou pedir ao presidente que as aprovasse enquanto não se visse o desempenho das mesmas.

"O presidente do Paquistão se reuniu com Obama em seu escritório. Obama lhe disse que não queria armar o Paquistão contra a Índia. Reconheceu que tinham avançado em Swat mas que o cessar-fogo tinha provocado que os extremistas subvertessem a legitimidade do governo paquistanês e que o governo estivesse dando a impressão de que ninguém estava a cargo do país. Obama reconheceu que o Paquistão atuava agora com mais decisão, o que tinha se tornado evidente por sua atuação em Swat e por ter permitido que a CIA lançasse em média um ataque com aviões não tripulados a cada três dias durante o mês anterior. Os paquistaneses tinham lançado uma operação com 15 mil efetivos, uma das maiores até o momento, contra os talibãs.

"O chefe do Estado Maior Conjunto se dava conta de que a solução do problema afegão estava justamente à vista, peprcorrendo os corredores do Pentágono. McChrystal já era uma lenda. Tinha trabalhado mais do que ninguém, solucionando problemas sem protestar. Cumpria plenamente todas as ordens. Gates finalmente anunciou que McChrystal seria o novo comandante das tropas no Afeganistão. ‘Nossa missão ali’, disse, ‘requer novas ideias e novos enfoques por parte de nossos chefes militares’. Posteriormente Obama expressou que ele tinha estado de acordo com esta decisão porque confiava nas opiniões de Gates e Mullen, mas que não havia tido a oportunidade de conversar pessoalmente com ele.

"Em 26 de maio de 2009 apareceu no informe ao presidente um dos mais sensíveis relatórios de inteligência profunda. Seu título era: Os recrutas da Al Qaeda na América do Norte podiam fazer mudar os objetivos e as táticas nos Estados Unidos e no Canadá. Segundo o informe, cerca de 20 partidários da Al Qaeda com passaportes estadunidenses, canadenses ou europeus estavam sendo treinados nos santuários do Paquistão para regressar a seus países de origem e perpetrar atos terroristas de alto perfil. Entre eles se incluíam meia dúzia do Reino Unido, vários canadenses, alguns alemães e três estadunidenses. Seus nomes não eram conhecidos. Dennis Blair pensava que os informes eram suficientemente alarmantes e críveis para que o presidente fosse informado. Mas Rahm Emmanuel não estava de acordo. Blair respondeu, como assessor de inteligência do presidente, que se sentia realmente preocupado e Emmanuel o acusou de estar tratando de responsabilizá-lo e também ao presidente.

"Ao sair da Casa Branca Blair estava convencido de que ambos viviam em planetas diferentes com respeito a este tema. Cada vez mais via una falha no governo.

"Capítulo 12

"O general Jones estava acostumado a viajar ao Afeganistão para fazer suas próprias avaliações. Ele era da opinião que os Estados Unidos não podiam perder essa guerra, porque as pessoas iam dizer que os terroristas tinham ganhado e esse tipo de ações iam ser vistas na África, na América do Sul e outros lugares. As organizações como a Otan, a União Europeia e as Nações Unidas poderiam ficar relegadas a lixo da história.

"Jones visita os soldados feridos, se reúne com os coronéis e se entrevista com McChrystal. McChrystal lhe confessa que o Afeganistão estava muito pior do que ele esperava. Advertiu que havia sobejas razões para preocupar-se e que se a situação não se revertesse logo se tornaria irreversível. Jones pediu que ele enumerasse os problemas e McChrystal começou a citar toda uma litania deles: o número de talibãs no país era muito superior ao que se pensava (25 mil). Jones comentou que isso era o resultado do tratado firmado entre o Paquistão e suas tribos, pois ali os novos talibãs podiam ser treinados sem interferências. O número de ataques dos talibãs se aproximava de 550 por semana e nos últimos meses esse número tinha quase duplicado. As bombas nas margens das estradas estavam matando aproximadamente 50 efetivos das tropas da coalizão a cada mês, contra oito no ano anterior.

"Jones insistia em que a nova estratégia tinha três etapas:

"1.- A segurança.

"2.- O desenvolvimento econômico e a reconstrução.

"3.- A governabilidade por parte dos afegãos sob o império da lei.

"Jones insistia em que a guerra não ia ser ganha apenas pelo exército, que durante o próximo ano a parte da estratégia que devia começar a funcionar era o desenvolvimento econômico, e que se isso não fosse bem feito, não ia haver suficientes tropas no mundo para conquistar a vitória. Jones esclareceu que esta era uma nova época e que Obama não ia dar aos comandantes do exército todas as forças que eles pediam, como Bush era acostumado a fazer durante a guerra no Iraque. Jones acrescentou que o presidente sabia que estava caminhando pelo fio de uma navalha, o que queria dizer que não só eram tempos difíceis e perigosos, mas que a situação podia avançar em uma ou outra direção.

"Na província de Helmand, Jones esclareceu que a estratégia de Obama estava destinada a reduzir a participação e o compromisso dos Estados Unidos, que ele não pensava que o Afeganistão devia ser a guerra somente dos Estados Unidos, mas que não tinha havido uma tendência a americanizá-la.

"Ao regressar Jones informa a Obama que a situação era desconcertante; que não havia relação alguma entre o que lhe tinham dito durante os últimos meses e o que o general McChrystal estava enfrentando. Obama lhe pergunta finalmente quantos soldados eram necessários e Jones informa que ainda não havia um número definido. Ele pensava que era necessário completar as duas primeiras etapas da estratégia - desenvolvimento econômico e governabilidade -, ou do contrário o Afeganistão simplesmente ia engolir qualquer cifra adicional de tropas.

"No Pentágono a reação era muito diferente. Jones foi acusado de querer pôr limites à cifra de tropas. Este alegava que não era justo que o presidente tomasse a decisão que tinha tido que tomar em março, e antes de completar os 21 mil efetivos ali, decidir que como a situação era tão má eram necessários de 40 mil a 80 mil efetivos adicionais.

"Entre a Casa Branca e o Pentágono existia um abismo cada vez maior, isto ocorria somente quatro meses depois de que o presidente desse a conhecer sua nova estratégia.

"Capítulo 13

"Alguns funcionários do governo estadunidense descreviam o governo de Obama utilizando a terminologia afegã, e diziam que a presidência estava povoada por ‘tribos’, o que refletia suas divisões. A tribo de Hillary vivia no Departamento de Estado; a tribo de Chicago ocupava oss escritórios de Axelrod e Emmanuel; a tribo da campanha presidencial ocupava o Conselho de Segurança Nacional, que era dirigido pelo chefe de gabinete Mark Lippert e o diretor de comunicações estratégicas Denis McDonough. Este grupo era chamado ‘a insurgência’.

"A derrota do Talibã requeria mais tropas, dinheiro e tempo do que seu desmantelamento. A derrota significava uma rendição incondicional, uma capitulação total; a vitória, ganhar no mais amplo sentido da palavra, destruir completamente ol Talibã.

"Richard Holbrooke se mostrava pessimista perto das eleições de 20 de agosto no Afeganistão e expressou: ‘Se houvesse 10 resultados possíveis no Afeganistão, 9 deles são maus. Todos eles flutuam entre a guerra civil e as irregularidades’.

"Tão logo fecharam os colégios de votação em 20 de agosto houve informes sobre fraude nas urnas. Muitos funcionários das Nações Unidas e do Departamento de Estado não abandonaram suas residências para visitar os centros de votação por razões de segurança.

"No dia posterior às eleições Hoolbroke e o embaixador estadunidense se reuniram com Karzai, a quem perguntaram o que faria se houvesse segundo turno. Karzai disse que ele tinha sido reeleito e que não haveria segundo turno.

"Depois da reunião Karzai telefonou ao centro de operações do Departamento de Estado e pediu para falar com Obama ou com Hillary. O embaixador estadunidense lhe recomendou ao presidente que não atendesse, pois Karzai tinha se colocado na defensiva dizendo que um segundo turno era impossível. Obama concordou em não falar com ele.

"Os informes de inteligência descreviam Karzai como uma pessoa cada vez mais delirante e paranóica. Karzai lhes disse: ‘Vocês estão contra mim. É um complô entre os estadunidenses e os britânicos’.

"No mês de agosto foi criado um grupo a fim de que entrevistasse os membros do grupo estratégico do general McChrystal que recém acabavam de regressar do Afeganistão, com o objetivo de saber o que estava ocorrendo no terreno, como ia a guerra, o que funcionava ou não. McChrystal deu ao grupo três perguntas a título de guia para seu estudo: é possível cumprir a missão?; e sendo assim, o que é necessário mudar para que a missão seja cumprida?; são requeridos mais recursos para cumprir a missão?

"McChrystal pediu ao grupo que fosse pragmático e se concentrasse nas coisas que realmente funcionavam.

"O grupo chegou à conclusão de que o exército entendia relativamente pouco a população afegã. Não conseguia compreender como as campanhas de intimidação lançadas pelos talibãs afetavam a população. O armazenamento de informação de inteligência era um desastre. O grupo descobriu que 70 por cento dos requisitos de inteligência se centravam no inimigo. Alguns membros do grupo pensavam que dentro de um ou dois anos a guerra estaria totalmente americanizada. Os estadunidenses preferiam que os aliados da Otan aportassem dinheiro e assessores para as forças de segurança afegãs, em vez de vagar por todo o país pedindo apoio aéreo para atacar os afegãos de aparência suspeita.

"O grupo só tinha más noticias para McChrystal. Podia-se levar a cabo a melhor campanha de contra-insurgência na história do mundo e ainda assim esta fracassaria pela debilidade e a corrupção que existiam no governo afegão. McChrystal ficou como se tivesse sido atropelado por um trem. De todo modo, agradeceu ao grupo.

"McChrystal fez saber a Gates que necessitaria de mais 40 mil efetivos. Depois de longas discussões, Gates lhe prometeu que daria tantos efetivos quantos pudesse e quando pudesse. ‘Você tem um campo de batalha lá e eu tenho um campo de batalha aqui’, disse.

"Capítulo 14

"Biden tinha passado cinco horas tratando de desenhar uma alternativa para McChrystal, que chamou de ‘antiterrorismo plus’. Em vez de uma quantidade intensiva de efetivos, o plano se concentrava no que ele acreditava que era a ameaça real: a Al Qaeda. Esta estratégia punha ênfase na destruição dos grupos terroristas mediante o assassinato ou a captura de seus líderes. Biden pensava que era possível dissuadir a Al Qaeda de regressar ao Afeganistão, e assim evitar meter-se na custosa missão de proteger o povo afegão.

"Biden pensava que a Al Qaeda seguiria o caminho em que encontrasse menor resistência e que não regressaria a seus antigos lugares de origem se:

"1. Os Estados Unidos mantivessem ao menos duas bases (Baram e Khandahar) para que as Forças Especiais pudessem operar em qualquer lugar do país.

"2. Os Estados Unidos contassem com forças suficientes para controlar o espaço aéreo afegão.

"3. As redes de inteligência humana dentro de Afeganistão lhe proporcionassem informação acerca dos objetivos que seriam direcionados às Forças Especiais.

"4. A elite da CIA, uma força composta por 3 mil afegãos para operações antiterroristas pudessem movimentar-se livremente.

"O Afeganistão devia converter-se em um ambiente ligeiramente mais hostil para a Al Qaeda que o Paquistão para que eles decidissem não regressar.

"Obama precisava de alguém que o guiasse. Tinha estado no Senado apenas quatro anos e Biden 35. O presidente pensava que os militares não podiam pressioná-lo, mas eles podiam esmagar um presidente inexperiente. Biden acudiu a Obama, e este lhe disse: ‘Tu és quem conheces essa gente. Adiante. Pressiona’.

"Obama confessou depois que ele queria que seu vice-presidente fosse um detrator agressivo e que dissesse exatamente o que pensava, que fizesse as perguntas mais difíceis, porque estava convencido de que essa era a melhor maneira de servir o povo e as tropas, estabelecendo um forte debate sobre estas questões de vida ou moerte.

"Obama convocou um pequeno grupo dos mais experimentados membros de sua equipe de segurança nacional para analisar o informe de 66 páginas elaborado por McChrystal, que em resumo dizia que se não se enviassem mais efetivos era provável que a guerra terminasse em um fracasso nos próximos 12 meses. O presidente agregou que as opções neste caso não eram boas e esclareceu que não aceitaria automaticamente a solução proposta pelo general nem por ninguém. ‘Temos que abordar isto com o espírito de desafiar nossas próprias presunções’.

"Peter Lavoy, vice-chefe de análises do gabinete do diretor da DIN, considerava que depois dos ataques com aviões não tripulados, Bin Laden e sua organização tinham sido golpeados, assediados, mas não acabados, que a Al Qaeda tinha se convertido na sanguessuga do Talibã.

"Obama queria saber se era possível ou não derrotar a Al Qaeda e como; se era necessário destruir o Talibã para destruir a Al Qaeda; se podia conseguir isso nos próximos anos; que tipo de presença era necessário ter no Afeganistão para poder contar com uma plataforma antiterrorista eficaz.

"O que não se disse e todos sabiam era que um presidente não podia perder uma guerra nem fazer ver que a estava perdendo. Obama disse que ia ser necessário trabalhar durante cinco anos e propunha considerar outras prioridades nacionais."