"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Primeiro Encontro internacional pelo Direito Universal dos povos à rebelião.

Caracas 7, 8 e 9 de outubro. Dia do Guerrilheiro Heróico.

O imperialismo dos EUA tem aumentado seu persistente, multilateral e multifacético contra-ataque contra os povos de Nossa América e contra suas mais recentes conquistas dentro do processo político continental rumo à Segunda e Definitiva Independência, no contexto de sua agressiva política de guerra e conquista a escala mundial e de seus terríveis expressões contra os povos de Palestina, Iraque e Afeganistão.

Nos últimos tempos têm sido crescentes e abusivos seus intervencionismo militar na Colômbia, Haiti e Costa Rica, seus planos de agressão contra Venezuela e seus compromissos com a política de terror dos regimes hondurenho e colombiano, contando com a cumplicidade do imperialismo européio e, muito particularmente, com o Estado de Israel.

A partir de diversos pronunciamentos sobre a pertinência o não da insurgência armada dos povos no marco dessa contra-ofensiva imperial e convencidos da necessidade de reconhecer o direito a todas as formas de resistência e rebelião, -como também todas as variantes da luta para se contrapor ao terror, a guerra e a opressão- o Movimento Continental Bolivariano tem decidido aportar a esse debate, convocando o "Primeiro Encontro Internacional pelo Direito Universal dos povos à rebelião".

O evento será em Caracas, Venezuela, os dias 7, 8 e 9 de outubro, no marco do aniversário da caída em Bolívia do Guerrilheiro Heróico.

Esse debate resulta muito oportuno porque têm sido feitas várias exortações à insurgência colombiana no sentido de que deixe a luta revolucionária armada, se desmobilize e se desarme, pois quem assim falam vêm nela "o pretexto" tanto para a ofensiva do Império em toda América Latina quanto para ameaçar os processos progressistas de Venezuela, Equador e Bolívia. O momento atual exige de imediato um analise profundo das causas que geram e mantém a insurgência armada em qualquer parto do mundo e em particular, na Colômbia e em nosso Continente, aportando à necessária batalha de idéias, reflexões e debates que passem longe das visões simplistas e das interpretações mecanicistas.

Convidamos as organizações revolucionárias de América Latina, O Caribe e o mundo a que participem nesse intercambio de idéias, destinado a aprofundar em temas de tanta transcendência histórica e incontestável atualidade política.

Diretoria executiva do Movimento Continental Bolivariano.
cconbolivar@yahoo.es