"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 11 de maio de 2015

Ansur, uma nova voz latino-americana



Já faz algum tempo que a América Latina vem buscando um caminho de autonomia na economia e na política. Agora, a partir de uma iniciativa da União Latino-Americana de Agências de Notícias (ULAN), busca-se um espaço de soberania também na comunicação. Para isso foi criada a Ansur, uma agência de notícias do sul, com um portal digital próprio. Nele podem-se encontrar as informações que não saem nos jornais e televisões comerciais e que dizem respeito à vida e à luta das gentes do sul do mundo.

O objetivo desse portal, que será alimentado por agências de todos os países da América Latina, ligadas à ULAN, é de, em apenas um clique, oferecer as principais notícias da região, em tempo real. O propósito é dar uma alternativa aos leitores, para além da CNN, que é o braço comunicativo do império e que tem uma incidência importante nos países do continente

Segundo Alberto Imaldi, da Telam, Argentina, a comunicação será colocada a serviço da integração regional, com os relatos de cada país sendo respeitados no seu conteúdo e redação. Todo esse esforço se soma ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela Unasur, a União das Nações Sul-Americanas, buscando trabalhar a integração real e não apenas a que envolve mercadorias. Nesse sentido, a comunicação, livre e soberana, foge do fechado sistema da propaganda imposto pela informação pasteurizada e politicamente comprometida com o sistema.

O secretário geral da Unasur, Ernesto Samper, acredita que com esse novo portal, unificando as notícias de toda a América Latina, se estará dando um passo importante para a formulação de um jornalismo capaz de dar conta das necessidades informativas dos países irmãos. 

Fundada em 2011, em Caracas, a ULAN está integrada pelas agências Telam, da Argentina, a agência cubana Prensa Latina, a Andina, do Perú, a Agência Boliviana de Informação (ABI), a Agência Venezuelana de Noticias (AVN), a Empresa Brasil de Comunicação, a Notimex, do México, a Agência Guatemalteca de No¬ticias (AGN), e a equatoriana Andes.


O endereço do portal é:
www.ansur.am