"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sábado, 23 de maio de 2015

FARC suspendem cessar-fogo unilateral


 Comunicado
 
Não estava em nossa perspectiva a suspensão da determinação do cessar-fogo unilateral e por tempo indeterminado proclamado a 20 de dezembro de 2014 como um gesto humanitário e de desescalada do conflito, porém a incoerência do governo Santos conseguiu isso, depois de 5 meses de ofensivas terrestres e aéreas contra nossas estruturas em todo o país.
 
Deploramos o ataque conjunto da Força Aérea, do exército e da polícia executado na madrugada da quinta-feira contra um acampamento da 29ª Frente das FARC em Guapi [Cauca], no qual, segundo fontes oficiais, foram assassinados 26 guerrilheiros.
 
Nos doem igualmente as mortes de guerrilheiros e soldados, filhos de um mesmo povo e procedentes de famílias pobres. Devemos parar este dessangramento.
 
Contra nossa vontade, temos que prosseguir o diálogo em meio à confrontação. Ainda que Santos anuncia que manterá a ofensiva, insistiremos na necessidade de acordar o quanto antes, para a saúde do processo de paz e evitar novas vitimizações, o cessar-fogo bilateral que com tanta insistência as maiorias nacionais têm reivindicado.
 
Agradecemos o trabalho de seguimento e verificação do cessar-fogo unilateral que durante cinco meses a Frente Ampla pela Paz e o movimento social e político da Colômbia realizaram.


Secretariado do Estado-Maior Central das FARC-EP
Montanhas de Colômbia, 22 de maio de 2015


-- 
Equipe ANNCOL - Brasil