"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sexta-feira, 29 de maio de 2015

O destino da Colômbia não pode ser o da guerra


Houve um número de combatentes dispostos a dar tudo pela causa revolucionária,
e por isso Marquetalia se cresceu na resistência e assentou as bases políticas, militares
e morais do que seriam um pouco mais tarde as FARC”. Jacobo Arenas.

No último 21 de maio o presidente Juan Manuel Santos deu a orden de bombardear um acampamento da 29ª Frente das FARC-EP em Guapi.

O resultado desta ordem, executada com uso excessivo da força, foi um massacre. Morreram 27 guerrilheiros, a maioria por efeito das bombas e, segundo depoimento dos sobreviventes, vários feridos foram liquidados com tiros de misericórdia pela tropa oficial quando reclamavam auxílio.

O presidente sabe muito bem, e sobretudo depois do sucedido com nosso comandante Alfonso Cano, que não se pode matar a ninguém em estado de indefensabilidade, nem a combatentes prisioneiros, porque se incorre em crime de guerra, conduta proscrita pelo Direito Internacional Humanitário e pelo Direito Penal Internacional.

Em meio ao luto que nos invade, informamos ao país e ao mundo que o companheiro Jairo Martínez, integrante da Delegação de Paz das FARC-EP em Havana, quem estava em missão de Pedagogia de Paz na referida Frente, se encontra entre os guerrilheiros assassinados. Uma flor vermelha de homenagem a sua memória depositamos hoje sobre a digna tumba dos companheiros e companheiras caídos.

Já que os cadáveres foram entregues à Medicina Legal em Cali, solicitamos a quem corresponda que estes sejam inspecionados por forenses nacionais e internacionais, sob o olhar neutro do CICV, para que os colombianos possamos ter acesso a um informe confiável em torno às circunstâncias de suas mortes.

Seja este o momento para enviar aos familiares dos guerrilheiros caídos, em nome de todo o conjunto das FARC-EP, nossa mais profunda condolência. Caíram eles enquanto empunhavam a bandeira da causa mais justa: a paz com justiça social e democracia para todos os colombianos

Quando tentamos em Havana resgatar o valor da vida e da dignidade humana, nos vemos forçados a falar de mais mortes ordenadas a partir do Palácio de Nariño. A 23 de maio, em Segovia, foram assassinados pelo exército outros 10 insurgentes das FARC-EP pertencentes à Quarta Frente, e em 25 de maio, no Chocó, num ataque do exército foi assassinado o comandante da 18ª Frente e integrante do Estado-Maior Central, Román Ruiz, e três de seus acompanhantes. Desde este tablado, lhes rendemos honras, disparando uma salva estrondosa de Até Sempre companheiros.

Queremos afirmar de maneira enfática que se equivocam aqueles que pensam que com os corpos destroçados e o sangue de nossos companheiros vão impor-nos uma justiça que não persegue a responsabilidade dos poderosos, que só fixa seu olhar punitivo nos de baixo, nos que tiveram que tornar-se rebeldes contra a injustiça, numa luta que já se prolonga por 51 anos, quando numa data como hoje, 27 de maio, foram atacados em Marquetalia.

Este tema, o de justiça, deverá ser abordado pelas partes em seu devido momento. Não o evitamos. Temos fórmulas para buscar a reconciliação da família colombiana. Não viemos a Havana para negociar impunidades. Porém primeiro se deverá dar uma resposta ao pacote de propostas mínimas sobre vítimas do conflito que apresentamos ao governo na Mesa de Conversações e que recolhem as formuladas desde há anos pelas organizações de vítimas e de Direitos Humanos.

É urgente cumprir o mandato da Agenda que ordena, entre outros, o esclarecimento do fenômeno do paramilitarismo, e especialmente seu ataque e desarticulação definitiva. Temos que estudar as responsabilidades deste longo conflito, retratadas no informe da Comissão Histórica do Conflito e suas Vítimas.

É imperativo conjurar o fogo da guerra que ameaça com reativar-se no território nacional, quando até há pouco avançava a passo seguro a desescalada do conflito. As conversações de paz não progredirão com banhos de sangue, presidente Santos.

Como gente que sinceramente quer a paz e a reconciliação para a Colômbia, pensamos que há que restabelecer a confiança e retomar o esforço das partes tendentes a concretizar as medidas de desescalada do conflito que estávamos analisando. Temos que sair desta turbulência para entregar ao povo colombiano um horizonte transparente que nos permita transitar, livre de intrigas, o caminho para o Acordo Final. Não mais perdas de valiosas vidas humanas. Não mais assassinatos de militantes da Marcha Patriótica e do Congresso dos Povos, de reclamantes de terras, de defensores de direitos humanos, de líderes do movimento social e sindical. Não podemos, os colombianos, atirar pela borda os importantes avanços conquistados na Mesa de Conversações.

A Colômbia necessita do concurso e da solidariedade da América Latina, dos governos e povos do mundo para sair da horrível noite da qual fala nosso hino nacional. O destino da Colômbia, como dizia nosso comandante Jacobo Arenas, não pode ser o da guerra.

Delegação de Paz das FARC-EP



-- 
Equipe ANNCOL - Brasil